segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Carteiras profissionais no Huambo


O processo de atribuição de carteiras profissionais aos artistas nacionais demonstra o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que tem sido desenvolvido a favor da cultura angolana. 

A afirmação é do representante da UNAC no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, que destacou o papel das carteiras profissionais no incentivo à classe, por dignificar e valorizar os criadores.

O responsável anunciou que a filial da UNAC no Huambo assinou um acordo com unidades sanitárias privadas, dentro da atribuição das carteiras profissionais, para que os seus membros possam ter acesso fácil à assistência médica e medicamentosa. 

Pascoal Nhanga apontou o acesso fácil ao financiamento bancário, a pensão e a reforma, assim como a assistência jurídica e a participação em actividades culturais, como alguns dos benefícios da carteira profissional.

Nesse sentido, pediu aos artistas do Huambo e aos membros da UNAC, para se organizarem e efectuarem os seus registos para obtenção da carteira profissional ou semi-profissional, visto que, futuramente, as actividades culturais só podem contar com artistas detentores do documento.

A União Nacional dos Artistas e Compositores tem registados na província do Huambo perto de 800 artistas, entre promotores, músicos, actores, interpretes, compositores e dançarinos. O processo de entrega das carteiras profissionais e semi-profissionais decorre no país desde o dia 30 de Abril.

in Jornal de Angola de 11.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário