sexta-feira, 2 de março de 2012

'Amosmid' garante acção contínua na redução da mortalidade materna infantil



A Amosmid, empresa de gestão em saúde, vai continuar a desenvolver, ao longo deste ano, acções que visam reduzir a mortalidade materna-infantil nas comunidades da província do Huambo, no âmbito da expansão do programa de cuidados primários e prevenção epidemiológica.

Tal garantia foi dada a conhecer esta quarta-feira pela coordenadora nacional da empresa, Analú Correia, durante a cerimónia de apresentação do projecto da Amosmid aos administradores municipais e responsáveis do sector da saúde nesta província.

Disse ser também pretensão da empresa apostar na formação contínua dos agentes sanitários nas comunidades rurais, formar activistas em cuidados preventivos de saúde e enfermeiros das unidades sanitárias dos municípios do interior da província.

Analú Correia explicou que o projecto da Amosmid é financiado pelo governo do Huambo, através da direcção da saúde, e este ano será implementado em mais oito municípios da província, uma vez que já está a ser implementado há quatro anos em três dos 11 municípios (Huambo, Caála e Bailundo).

Justificou que a expansão de tal projecto visa permitir melhorar os cuidados primários de saúde, prevenir as populações sobre a propagação de doenças, aumentar a cobertura vacinal, implantar o planeamento familiar, incentivar as consultas pré-natais de mulheres grávidas, reduzir os casos de doenças diarreicas e respiratórias agudas e também a malária.

A Amosmid, de acordo com a sua coordenadora, prevê igualmente construir aterros sanitários e latrinas para o reforço do saneamento básico nas comunidades onde implementar os seus serviços e também instruir as populações locais sobre as técnicas de tratamento de água para o consumo.

in ANGOP de 02.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário