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terça-feira, 13 de março de 2012
Escola secundária do Kapango vai intensificar acções de capacitação dos professores
A direcção da escola do II ciclo do ensino secundário do Kapango vai intensificar, no presente ano lectivo, as acções de capacitação contínua dos seus docentes, com o propósito de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na instituição.
Tal pretensão foi manifestada hoje pelo director do referido estabelecimento de ensino, Avelino Segunda, tendo justificado que esta aposta visa superar certas debilidades que os professores ainda demonstram, de acordo com a constatação feita pela direcção da escola no final do ano lectivo transacto.
Realçou que a contrário dos anos anteriores em que tais acções de capacitação eram realizadas apenas uma vez, no início do ano lectivo, este ano se prevê que ocorram também nos períodos de pausas trimestrais.
Informou que maior parte dos 214 professores que dão aulas na escola do II ciclo do ensino secundário do Kapango apresentam debilidades na elaboração de planos de aula, no cumprimento das funções didácticas durante a aula, bem como nos métodos de ensino, no domínio de certos conteúdos temáticos e na definição das médias das avaliações continuas dos alunos.
Avelino Segunda informou que os professores que apresentam maiores debilidades em relação aos demais colegas serão obrigados a assistirem aulas leccionadas pelos mais experientes, visando dirimir as insuficiências que manifestam.
“Não podemos falar em melhoria da qualidade de ensino se não formarmos melhor os nossos professores”, referiu.
Admitiu que as debilidades de muitos dos professores derivam do facto de não terem formação especifica para a docência e também pela falta de vontade em se superarem no exercício da actividade docente-educativa, recorrendo, para o efeito, aos coordenadores de disciplina.
Disse que no presente ano lectivo estão matriculados na 10ª, 11ª e 12ª classes cinco mil alunos que frequentam os cursos de ciências económicas e jurídicas, humanas e físicas e biológicas.
in ANGOP de 13.03.2012
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