quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hospital do Longonjo sem meios para conservação de sangue


O hospital municipal do Longonjo, 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, enfrenta dificuldades para conservar sangue, por falta de meios apropriados.  
 
O facto foi dado a conhecer  pelo director da unidade sanitária deste município, Almeida Chitungo, tendo frisado que tal situação tem obrigado a transferência de doentes com necessidade de sangue ao hospital geral, sito na cidade do Huambo.  
 
Temos recebido doentes em estado avançado de baixa de hemoglobina, mas por não termos um banco de sangue temos encaminhado os mesmos ao hospital geral”, lamentou.  
 
O chefe da secção de hemoterapia do hospital municipal, Carlos Faustino Nelson, informou que o sangue doado por voluntários também tem sido enviado ao hospital geral, onde existe meios de conservação do mesmo.  
 
Referiu que as poucas transfusões feitas no hospital são com sangue doado no momento por parentes dos doentes.  
 
O hospital municipal do Longonjo, com 30 camas, presta serviços de medicina geral, pediatria, pequenas cirurgias, farmácia, análises de bioquímica, hemoterapia, urgências médicas, aconselhamento e testagem voluntária de Vih/Sida e apoio hospitalar.
 
Com uma densidade populacional estimada em 65 mil habitantes, a febre tifóide, as doenças respiratórias e diarreicas agudas são as patologias mais frequentes.
in ANGOP de 26.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário