quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Degradação das florestas constitui principal causa da erosão dos solos


O gestor do projecto de gestão sustentável de terras na província do Huambo, Amílcar Salumbo, apontou hoje (terça-feira) a degradação das florestas por acção irresponsável dos cidadãos como sendo a principal causa da erosão dos solos.

O ambientalista reconheceu que tal fenómeno, provocado pela destruição das florestas, está na base da redução gradual das áreas de cultivo.

Salientou que o desgaste a que estão sujeitos os solos representa um atentado para o meio ambiente e deve ser banido, para evitar que as suas múltiplas consequências tenham impacto bastante negativo na vida das pessoas.

O responsável realçou que a exploração das florestas de forma desordenada, como acontece actualmente em diversas localidades do país, provoca igualmente a precipitação da terra e a poluição atmosférica, que está na base do aquecimento global, através do efeito de estufa (aumento de temperatura).

Para evitar estes constrangimentos, Amílcar Salumbo defende a necessidade de se combater a desflorestação e incentivar a população a plantar árvores, para a preservação da vida do homem e do meio ambiente.

"A gestão sustentável da terra depende, em grande parte, da preservação do meio ambiente, por isso é imprescindível a participação de todos os agentes sociais no combate contra a desflorestação, assim como a mobilização de todos na plantação de árvores", defendeu.
in ANGOP de 12.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário