sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Defendida conjugação de esforços para o desenvolvimento do ensino superior


A decana da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, Sílvia Virgínia do Amaral, defendeu, no Huambo, a necessidade de haver maior participação dos cidadãos angolanos para que a instituição desempenhe o seu papel no desenvolvimento sustentável e harmonioso do país.
 
Discursando na abertura das 2ªs jornadas científicas da instituição, que decorrem sob o lemaEconomia e gestão para a competitividade da actualidade angolana”, a responsável referiu que a riqueza ou pobreza depende da qualidade do ensino superior.
 
Por este motivo, disse a decana, é imperioso que os cidadãos conjuguem esforços para defender o indiscutível papel das instituições universitárias, por serem um importante factor para o desenvolvimento sustentável e harmonioso de uma determinada sociedade.
 
Para haver desenvolvimento económico e social de um país é necessário desenvolver em primeiro lugar o ensino universitário, assente num forte rendimento académico e científico dos estudantes”, disse.
 
Sílvia do Amaral adiantou que as universidades contribuem para a evolução dos programas de âmbito cultural e literário, através da criação de um público significativo na demonstração de várias artes regionais, bem como no aumento da procura de serviços e mercadorias como resultado das defesas e feitos dos estudantes do ensino superior.
 
De acordo ainda com a responsável, o desenvolvimento sustentável deve ser capaz de satisfazer as necessidades actuais dos cidadãos sem comprometer os recursos e a possibilidade das próximas gerações, situação que obrigada a expansão do ensino universitário nas comunidades para permitir a inserção de mais jovens no mercado de trabalho e combater a pobreza.
 
As segundas jornadas cientificas, que encerram esta sexta-feira, visam avaliar a qualidade do ensino da instituição no presente ano académico e proporcionar uma interacção entre docentes e estudantes, assim como analisar até que ponto a economia e a gestão influenciam na competitividade da actualidade angolana e no desenvolvimento social da região.
 
Os participantes estão analisar temas como a optimização da gestão de stock e o seu papel no suprimento do financiamento interno e na melhoria da rendibilidade das empresas, risco das imobilizações corpóreas, impacto do micro-crédito no desenvolvimento local, mercados de capitais e o governo das sociedades.
 
Participaram do encontro membros do executivo local, responsáveis da banca, empresários, decanos das distintas instituições de ensino superior afectas à 5ª região académica, que integra as províncias do Huambo, Bié e do Moxico, docentes e discentes.
in ANGOP de 14.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário