sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Missão das universidades assenta na promoção da cultura científica


O vice-reitor para os assuntos académicos da Universidade José Eduardo dos Santos, Mário Rodrigues, deu a conhecer hoje, quinta-feira, que a missão de qualquer universidade (pública ou privada) assenta na promoção da cultura científica no seio dos estudantes, docentes e da comunidade, em geral.
 
Ao discursar na cerimónia de abertura das 2ªs jornadas científicas da Faculdade de Economia, a decorrer até sexta-feira sob o lemaEconomia e gestão para a competitividade da actualidade angolana”, o académico disse que a acção das universidades deve reflectir o desejo de melhorar cada vez mais o desenvolvimento do país.
 
Segundo o responsável, a formação de recursos humanos para o êxito da gestão de qualquer instituição depende de vários factores, tendo apontado a qualidade do processo de aprendizagem, plano curricular, infra-estruturas, corpo docente e também pela investigação científica.
 
Estes factores, de acordo com o professor, constituem uma charneira onde todas as discussões se devem filiar para fazer Angola crescer mais e distribuir melhor.
 
Disse que a promoção da cultura científica pelas universidades, tal como a realização das 2ª jornadas, permitirá diminuir as assimetrias dos diferentes estratos sociais.
 
Mário Rodrigues frisou que o apoio do Executivo central e local para garantir o normal funcionamento das instituições do ensino superior é imprescindível para o alcance das metas preconizadas.
 
As 2as jornadas cientificas da Faculdade de Economia visam avaliar a qualidade de ensino da instituição no presente ano académico e proporcionar uma interacção entre docentes e estudantes, assim como analisar até que ponto a economia e a gestão influenciam na competitividade da actualidade angolana e no desenvolvimento social da região.
 
Os participantes estão a analisar temas como a optimização da gestão de stock e o seu papel no suprimento do financiamento interno e na melhoria da rendibilidade das empresas, risco das imobilizações corpóreas, impacto do micro-crédito no desenvolvimento local, mercados de capitais e o governo das sociedades.
in ANGOP de 14.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário