quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Profissionais da saúde incitados a observarem os princípios deontológicos


O vice-governador para área económica da província do Huambo, Francisco Fato, apelou aos profissionais de saúde a observarem os princípios deontológicos e a uma postura digna para melhorar a qualidade assistencial nas unidades sanitárias, visando reduzir a taxa da mortalidade.
 
Discursando no acto provincial do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que decorreu na cidade da Caála, a 23 quilómetros da capital da província, Francisco Fato aconselhou os enfermeiros e médicos a serem mais unidos no cumprimento das suas funções.
 
Disse que maior atenção deve ser dada na saúde preventiva, para se reduzir as actuais taxas de morbi e mortalidade no seio da população por falta de informação sobre os cuidados primários de saúde.
 
Referiu que o governo do Huambo vai prestar o apoio necessário no sector da saúde, para promover o seu crescimento com vista a garantir o seu desenvolvimento em termos de recursos humanos e infra-estruturas para responder, de forma satisfatória, a demanda
de pacientes.
 
O vice-governador para área económica da província do Huambo deu a conhecer que o sector da saúde regista um notável crescimento, fruto das acções do governo consubstanciadas na construção de mais unidades sanitárias.
 
Segundo dados estáticos apresentados este ano, o sector teve um crescimento de 225 unidades sanitárias, entre construídas e reabilitadas, (hospitais, postos médicos e centros de saúde) com uma cobertura de 2.420 camas, contra 166 unidades sanitárias com apenas uma capacidade de 1.584 camas registadas em 2008.
 
Francisco Fato sublinhou ainda que a taxa de mortalidade provocada por malária na província do Huambo reduziu de 80 porcento para 30, entre 2008 até ao corrente ano.
 
Esta redução, segundo o responsável, deveu-se a intensificação de campanhas de sensibilização contra a malária, distribuição de mosquiteiros impregnados, promoção da saúde preventiva, alargamento de programas de vacinação e outros serviços sanitários
inseridos no programa de municipalização da saúde na província do Huambo. 
 
Anunciou estar em curso, actualmente, obras de melhoramento dos blocos operatórios dos hospitais municipais da Caála, Bailundo e da aldeia do Cambiote, município do Huambo.
in ANGOP de 26.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário