terça-feira, 25 de setembro de 2012

Munícipes exigem celeridade nas obras da estação de captação e distribuição de água


Os habitantes da vila municipal do Cachiungo, 62 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, exigiram maior celeridade nas obras de reabilitação da estação de captação e tratamento de água potável, iniciadas em 2009.
 
Avançaram que actualmente estão a enfrentar inúmeras dificuldades quanto ao acesso a água, pelo facto de a maior parte dos poços (cacimbas) estarem secos.
 
A munícipe Maria Odilha Jamba lamentou, por exemplo, o facto de alguns moradores desta vila estarem a contrair doenças devido ao consumo de água imprópria.
 
Apelou, por esta razão, que a administração do município exija a empresa de construção civil aquém foram adjudicadas as obras no sentido de imprimir maior celeridade nos trabalhos.
 
É urgente que se resolva esta situação para evitarmos mortes por consumo de água imprópria. As pessoas estão com muitas dificuldades para terem acesso a água”, frisou.
 
Miguel João Joly, outro morador da vila do Cachiungo, espera que a administração municipal contrate outra empresa para dar seguimento as obras de reabilitação da estação de captação e distribuição de água para se resolver o problema que os moradores enfrentam.
 
Propôs como medida prioritária a realização periódica de campanhas de desinfestação das fontes onde os habitantes da vila têm tirado água para o seu consumo.
 
A empresa que iniciou as obras em 2009 parece não ter capacidades para termina-la. Administração deve, urgentemente, contratar uma outra”, disse.
 
Os membros do conselho de auscultação e concertação social deste município reunidos a semana passada na sua II sessão ordinária recomendaram ao sector de energia e água que faça um levantamento exaustivo para se determinar o número de poços (cacimbas) sem água e que incentive a empresa portuguesa Infra Urbe a acelerar com as obras de reabilitação.
 in ANGOP de 25.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário