quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Autoridades sanitárias registam redução de casos no terceiro trimestre no Longonjo


Os serviços de saúde do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, registaram uma baixa considerável de casos de doenças ao notificarem, durante o terceiro trimestre deste ano, apenas 8 mil e 296 casos, contra 18 mil e 549 registados no período anterior na circunscrição.
 
O responsável pelo sector da saúde do município do Longonjo, Henriques Jamba Aurélio, revelou que no período em balanço na sua área de jurisdição registou-se a morte de 20 pessoas com patologias diferentes, contra os 16 óbitos controlados em 2011.
 
De acordo com a fonte, os serviços de saúde registaram 5 mil e 620 casos de doença respiratória aguda, contra os mais de seis mil de 2011, a malária com três mil e 679 casos e as diarreicas agudas com mil e 454 casos notificados, contra os mil e 471 do ano anterior.
 
O responsável apontou a realização de palestras junto das comunidades para o incentivo do saneamento básico do meio, o programa anti larval, entre outras, como acções que estão na base da redução de algumas epidemias no Longonjo.
 
A população do Longonjo, estimada em 65 mil habitantes, é apoiada por onze unidades sanitárias, com dois médicos e 229 funcionários, entre técnicos, pessoal administrativo e de apoio hospitalar.
in ANGOP de 10.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário