sexta-feira, 10 de maio de 2013

Governo mantém aposta no combate ao analfabetismo


O governo da província do Huambo mantém a sua aposta no combate ao analfabetismo nas comunidades, porquanto está consciente de que a recuperação, o crescimento e o desenvolvimento socio-económico do país depende, em parte, da sua erradicação.
 
Este desejo foi manifestado, nesta cidade, pelo coordenador da campanha especial de alfabetização na província do Huambo, Guilherme Tuluca, quando procedia ao balanço da campanha especial de alfabetização, que decorreu sob o lema “Angola alfabetizada, Angola em marcha”.
 
Guilherme Tuluca assegurou que o governo do Huambo tem como aposta o combate ao analfabetismo em todas as localidades, cujas repercussões políticas e económicas deste mal podem traduzir-se na exclusão dos cidadãos no exercício dos seus direitos.
 
Queremos manifestar o firme engajamento do Executivo local na continuidade do processo de alfabetização, contando com todas as formas vivas da sociedade civil no sentido de tornar possível a alfabetização familiar”, salientou.
 
Solicitou maior conjugação de esforços entre os cidadãos para que tal desiderato seja alcançado.
 
O também vice-governador para área política e social do Governo Provincial do Huambo destacou o engajamento das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional, das Igrejas Evangélica Congregacional em Angola, Católica, Metodista, Fé Apostólica, Adventista do 7º dia, das Brigadas Deolinda Rodrigues e Hoji-ya-Henda e do Movimento Nacional Espontâneo durante a referida campanha.
 
A campanha, aberta em Junho de 2012, com objectivo de aumentar a oferta educativa dos jovens e adultos para sua inserção nas acções de reconstrução e desenvolvimento do planalto central, ensinou a ler a escrever 31 mil cidadãos que frequentaram o módulo I, correspondente a 1ª e 2ª classes.
 
As aulas foram asseguradas por mil e 198 alfabetizadores voluntários que basearam a sua actividade nos módulos constantes do programa de alfabetização e aceleração escolar em curso no país.
 
in ANGOP de 10.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário