quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sorriso supera expectativas da organização do programa "Saúde da mulher nas comunidades"


A participação do projecto Sorriso, do programa “Saúde da mulher nas comunidades”, cuja primeira fase ocorreu entre 14 a 21 deste mês na vila comunal da Luvemba, município do Bailundo, 120 quilómetros da cidade do Huambo, superou as expectativas da organização do evento.
 
A confirmação é da coordenadora do programa, Alcina Sebastião, realçando que o projecto Sorriso deu outra dimensão aos serviços médicos prestados à população durante o programa.
 
Considerou positivo os resultados alcançados pelo projecto e encorajou os seus responsáveis a continuarem a desenvolver as acções de saúde bucal, principalmente nas comunidades rurais.
 
Ficamos muito satisfeitos com a inclusão do projecto Sorriso no nosso programa. A julgar pela importância dos seus serviços, aliado aos resultados que atingiu, queremos contar com a equipa do projecto na 2ª fase a decorrer na Luvemba dentro de 45 dias”, enfatizou.
 
O projecto Sorriso enviou para o programa de saúde da mulher nas comunidades, promovido pelo Secretariado Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA, dois médicos estomatologistas, quatro técnicas promotoras de saúde bucal e uma técnica de estomatologia.
 
Estes, durante o programa, distribuíram gratuitamente 208 kits de saúde bucal, compostos por escovas e cremes dentais, realizaram palestras sobre higiene bucal, efectuaram 92 extracções dentais, duas restaurações de dentes (chumbar) e uma limpeza bucal.
 
A assistência aos pacientes foi feita na unidade móvel de atendimento estomatológico, que o governo provincial entregou em Fevereiro ao projecto.
 
Designada por clínica móvel, esta unidade de atendimento está instalada numa carrinha e equipada com meios sofisticados que permitem efectuar cirurgias de estomatologia, extracções dentárias e curativos a pacientes com patologias do fórum dentário.
 
O projecto Sorriso é um programa de saúde bucal do governo da província do Huambo e é executado pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
 
O programa de saúde da mulher nas comunidades levou para a Luvemba 15 médicos de várias especialidades e 30 enfermeiros que, durante sete dias, realizaram consultas grátis nas áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria, cardiologia, medicina interna, clínica geral e planeamento familiar, assim como desenvolver acções de saúde preventiva.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário