quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mulheres instruídas para maior capacidade de cuidar dos filhos

Carlos Alberto Masseca, secretário de Estado para Saúde

O secretário de Estado para Saúde, Carlos Alberto Masseca, afirmou hoje, no Huambo, que, tendo em atenção os casos de má nutrição registados em inúmeras crianças, há necessidade das mães serem devidamente instruídas para que os menores sejam melhor cuidados.
 
De acordo com o responsável, que falava à imprensa à margem do VI Fórum Nacional da Criança, a problemática da má nutrição não se baseia apenas na falta de alimentos, mas também no pouco conhecimento em relação à confecção de determinados alimentos.
 
No combate à má nutrição é fundamental a educação das mulheres”, acentuou.
 
Quanto aos índices de má nutrição em Angola, Carlos Alberto Masseca informou que nos últimos anos foram reduzidos substancialmente.
 
Avançou que durante o conflito armado os centros de nutrição apresentavam uma taxa de ocupação que ultrapassava os cem porcento.
 
Hoje, estes mesmos centros têm uma taxa de ocupação de apenas vinte porcento”, disse.
 
De acordo com o responsável, pretende-se que os centros de nutrição sirvam para ajudar a melhorar as condições de dieta das pessoas e não apenas para tratamento.
 
Segundo uma exposição do UNICEF, os danos causados pela má nutrição crónica ao corpo e ao cérebro de uma criança são irreversíveis. Reduzem o desempenho escolar e os futuros rendimentos.
 
Em Angola, a taxa de má nutrição crónica nas crianças com menos de 5 anos é de 29.2 porcento (IBEP 2008/9). Em 2012, a má nutrição infantil foi agravada devido à seca que assolou dez províncias do país, das quais Bié, Huambo, Kwanza Sul e do Zaire foram as mais afectadas.
 
in ANGOP de 29.05.2013
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário