quinta-feira, 16 de maio de 2013

Rei do Bailundo apela à aderência aos programas de saúde


O rei Ekuikui V, do município do Bailundo, a cerca de 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, Armindo Francisco Kalupeteca, apelou às populações no sentido de aderirem de forma massiva o programa de saúde da mulher nas comunidade, por forma a se diminuir o índice de mortalidade naquela circunscrição.
 
O apelo foi expresso durante o acto que marcou a abertura do programa “Saúde da mulher nas comunidades”, de iniciativa do Secretariado Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA), onde durante 10 dias serão assistidas mais de 41 mil pessoas em ginecologia, obstetrícia, pediatria, cardiologia, medicina interna, clínica geral e planeamento familiar.
 
Na sua intervenção, o rei Ekuikui do Bailundo apelou às autoridades tradicionais no sentido de mobilizarem as populações nas aldeias e ombalas a aderirem o programa de saúde, de forma a se atingir o êxito preconizado, o de melhorar a qualidade de vida no seio das comunidades daquela circunscrição.
 
Armindo Francisco Kalupeteca enalteceu a iniciativa do Secretariado Nacional da OMA, em proporcionar assistência médica e medicamentosa às populações da sua área de jurisdição, com ênfase para actividades de promoção e prevenção tendentes a reduzir o elevado índice de mortalidade materno-infantil no seio das comunidades.
 
Por seu turno, o administrador do Bailundo, Irineu Cândido Leornado Sacaála, enalteceu igualmente essa iniciativa em proporcionar assistência médica e medicamentosa às populações da sua área de jurisdição, o que vai contribuir na diminuição do índice de mortalidade nas comunidades.
 
Irineu Cândido apelou, na ocasião, às autoridades tradicionais no sentido de contribuírem na sensibilização das populações da comuna de Luvemba, de forma a aderirem de forma massiva as consultas, para se diminuir a taxa de mortalidade no seio das comunidades.
 
Estamos de parabéns porque médicos angolanos e cubanos de diversas especialidades vão assistir as populações durante 10 dias, numa iniciativa que vai contribuir na redução das doenças que mais afligem as comunidades da comuna de Luvemba”, disse.
 
O administrador do Bailundo assegurou que a malária, o sarampo e conjuntivite lideram a lista das principais doenças que afectam principalmente as crianças da comuna de Luvemba nesta época do ano.
 
in ANGOP de 16.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário