terça-feira, 21 de maio de 2013

Parque industrial do Longonjo quase paralisado


O parque industrial do município do Longonjo, 64 quilómetros da cidade do Huambo, encontra-se quase paralisado.

Numa ronda efectuada nas maiores indústrias instaladas na circunscrição, as fábricas de tratamento e engarrafamento de água, de adubos e a britadeira na comuna do Lépi, apurou-se existir apenas uma unidade em funcionamento, a fábrica de adubos.

A fábrica de engarrafamento e tratamento de agua, instalada na comuna do Lépi há três anos, cuja produção é de 14 mil litros/dia,  está paralisada há quinze dias, por avaria técnica, e vai retomar o seu ritmo normal de trabalho dentro de sete dias, segundo informou o administrador da unidade Augusto Capassa.

Já a britadeira,  uma indústria vocacionada  a produzir  brita, um  componente do asfalto, está paralisada desde o princípio do mês de Dezembro de 2012. Porém a direcção da empresa não prestou qualquer esclarecimento sobre o assunto.
 
A fábrica de adubo “SOYADUBOS LDA”, instalada na vila municipal, com capacidade de produção diária de 80 toneladas,  trabalha em regime experimental até à sua inauguração, em apenas  20 porcento, segundo informou o administrador da unidade  António Benito.

Usando o capim, o esterco bovino e a cevada como matéria-prima para a produção de adubos, o responsável apontou as vantagens deste produto para o camponês, relacionadas com a protecção do solo e o aumento da produção.

O município possui também dez pequenas indústrias transformadoras de milho (Moagens) das quais três encontram-se paralisadas devido às avarias técnicas, de acordo com o chefe de repartição dos assuntos técnicos e económicos da administração municipal do Longonjo, Evaristo Moma Sayambo.

O município do Longonjo, com uma população estimada em 65 mil habitantes, já possuía  uma fábrica de licores e quatro cerâmicas de tijolos e telhas que foram  destruídas  durante a guerra.

in ANGOP de 21.05.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário