quinta-feira, 16 de maio de 2013

Censo Piloto no Luvemba representa marco para habitantes da localidade


A inclusão da comuna do Luvemba, no município do Bailundo, província do Huambo, no lote das localidades escolhidas para o Censo Piloto da População e habitação constitui um marco importante e especial para os habitantes desta região, considerou quarta-feira o administrador adjunto da circunscrição, Jorge Catimba.
 
A propósito da referida actividade, que se inicia às 00h00 de quinta-feira, o responsável sublinhou que o facto vai colocar Luvemba, à semelhança das restantes localidades visadas para o efeito, na história do país, assim como tornar a comuna mais conhecida pelos angolanos e a nível da comunidade internacional.
 
Jorge Catimba acrescentou tratar-se de um grande ganho que ajudará a impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da localidade e a melhorar as condições de vida dos habitantes locais.
 
Neste particular, destacou a reabilitação (em curso) dos 40 quilómetros da estrada Bailundo/Luvemba/Cassongue, motivada pelo recenseamento.
 
A realização deste Censo Piloto aqui representa um grande ganho para toda a população do Luvemba, em particular, e do município do Bailundo em geral”, enfatizou o administrador comunal adjunto.
 
Salientou que os habitantes da região receberam a informação com bastante agrado e que estes estão mobilizados e muitos expectantes.
 
Explicou que para o êxito da actividade na localidade realizou-se uma campanha de sensibilização, em colaboração com as entidades tradicionais, religiosas e líderes comunitários, pelo que a população está esclarecida, ciente e predisposta em facilitar o processo.
 
Jorge Catimba, que também é coordenador do grupo técnico comunal do censo, assegurou estarem criadas todas as condições técnicas, humanas e logísticas a nível das cinco povoações (Chissanga, Cateteles, Lupili, Fazenda Nganda e Cachimbuelengue) e mobilizados 60 operadores para a cobertura total das 33 secções censitárias.
 
Localizada a 40 quilómetros da sede municipal do Bailundo, Luvembo possui cerca de 41 mil habitantes, ocupados maioritariamente na agricultura de subsistência, tal como a população do Hengue, outra região do Bailundo que também integra as 14 comunas escolhidas para este primeiro Censo Piloto que abarca sete províncias.
 
in ANGOP de 16.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário