quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vice-governador satisfeito com grau de execução das obras sociais nos municípios

Vice-governador para o sector técnico e infra-estrutura, Kalunga Francisco Zagi Quissanga


O vice-governador da província do Huambo para o sector técnico e infra-estrutura, Kalunga Francisco Zagi Quissanga, considerou quarta-feira, de positivo o grau de execução das obras sociais em curso nos municípios do Bailundo, Cachiungo e Chicala-Cholohanga, do programa do governo que visa melhorar as condições habitacionais das populações.
 
O responsável falava à imprensa no final da sua visita efectuada às obras em curso nas reservas fundiárias dos municípios do Cachiungo e da Chicala-Cholohanga, bem como da construção das residências para os antigos combatentes no município do Bailundo.
 
Fez saber que a entrega das primeiras residências sociais à população e as moradias aos antigos combatentes e veteranos da pátria está previsto para o dia 4 de Fevereiro próximo.
 
Na província do Huambo estão construídas 13 mil e 600 residências do tipo T3 e T4 nas reservas fundiárias dos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, entre outros.
in ANGOP de 31.01.2013

Administrador do Bailundo empossa mais de 130 novos professores

Administrador municipal do Bailundo, Ireneu Leonardo Sacaála

O administrador do município do Bailundo, a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, Ireneu Sacaála, conferiu hoje posse a 133 novos professores recentemente admitidos, no quadro do programa do Governo que visa diminuir o índice de crianças em idade escolar fora do sistema normal de ensino, por falta de docentes.
 
Na ocasião, o administrador municipal do Bailundo conferiu igualmente posse a dois novos chefes de secção e um chefe de repartição da Educação, por forma a contribuírem no melhoramento do funcionamento do sector naquela circunscrição.
 
Na sua intervenção, Ireneu Sacaála realçou que, para garantir a cobertura integral de professores, o sector necessita de pelo menos 400 novos professores para o ensino primário e II ciclo de escolaridade.
 
"O país, em particular o município do Bailundo, precisa do vosso esforço. Por isso, devereis honrar os vossos deveres, dentro de um espírito patriótico e de camaradagem, para que juntos possamos contribuir para a baixa do índice de analfabetismo", disse.   
 
O sector da Educação no município do Bailundo passa a controlar quase mil e 800 professores, distribuídos em todas as sedes comunais, Ombalas e aldeias daquela circunscrição.
 
No presente ano lectivo foram matriculados em todos os subsistemas de ensino mais de 80 mil alunos, contra os cerca de 77 mil matriculados de 2012.
in ANGOP de 31.01.2013

Aberto programa alusivo ao 04 de Fevereiro no Mungo



A jornada alusiva ao 4 de Fevereiro, aniversário do início da luta de libertação colonial, foi aberta hoje, quarta feira, no município do Mungo, a cerca de 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, com uma palestra sobre a importância da data para o povo angolano.
 
A palestra, que teve lugar no clube recreativo 28 de Agosto, foi testemunhada pelo administrador municipal, António Cotingo, autoridades tradicionais, entidades religiosas e trabalhadores da administração local.
 
A jornada alusiva à efeméride, no município do Mungo, será marcada pela realização de várias actividades como palestras, campanhas de limpeza, culturais e inauguração de infra-estruturas sanitárias.
 
O programa reserva igualmente inaugurações de duas escolas com quatro salas de aula cada nas localidades de Lomanda e Changuili, edifício da administração municipal, centro materno-infantil, bem como residência dos técnicos, posto de saúde na ombala Cavili,  balcão BUE e casas evolutivas na povoação de Gandarinha.
 
As actividades irão culminar com a realização do acto político municipal que terá lugar na Ombala Nguenje, adstrita à comuna de Cambuengo.
in ANGOP de 31.01.2013 

Sector da Saúde ganha novos profissionais no Bailundo





Sessenta e dois novos profissionais de saúde, recentemente admitidos para o reforço de quadros e melhoria da assistência à população, no município do Bailundo, a cerca de 75 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, tomaram posse hoje.
 
A cerimónia foi orientado pelo administrador municipal, Ireneu Sacaála, que conferiu posse aos enfermeiros auxiliares, técnicos médios, catalisadores, esterilizadores, maqueiros, motoristas e técnicos superiores, no quadro do programa do Governo que visa melhorar a rede sanitária e melhorar a qualidade de assistência médica e medicamentosa das populações.
 
Na sua intervenção, o administrador do município do Bailundo apelou aos novos quadros do sector da Saúde a terem responsabilidade e espírito de amor ao lidarem com os pacientes e na prestação de serviços, por forma a diminuir-se o índice de mortalidade na sua área de jurisdição.
 
Ireneu Sacaála apelou igualmente aos quadros da saúde no sentido de pautarem por uma formação contínua, responsabilidade, lealdade e acima de tudo pontualidade. 
 
O sector da Saúde no Bailundo funciona com uma rede hospitalar composta por cinco centros, dois hospitais e 27 postos médicos, cujo funcionamento está assegurado 562 quadros, entre médicos nacionais e de nacionalidade cubana, técnicos superiores de saúde, técnicos médios e de outras especialidades.
in ANGOP de 31.01.2013

China financia escola primária de amizade no Huambo



A primeira pedra para a construção da Escola de Amizade Angola-China na província do Huambo será lançada dia 31 de Janeiro, no quadro da cooperação entre os dois Estados.
 
Segundo uma nota de imprensa dessa embaixada, a construção da escola é resultado de uma doação feita da China a Angola e será construída por uma empresa chinesa.
 
Refere que o projecto compreende salas de aula, salas de multi-função, escritórios para professores, biblioteca, cantina, campos de jogos, devendo ser concluído em noves meses.
 
Constitui um dos projectos concebidos para estimular a cooperação económica e comercial entre a China e a África, no quadro das medidas lançadas pela 4ª Conferência Ministerial do fórum para a Cooperação Sino –Africana”, lê-se no documento.
 
De acordo ainda o documento, a cerimónia contará com a presença do governador da província do Huambo, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China em Angola e representantes dos professores e alunos locais.
in ANGOP de 31.01.2013

Serviços Veterinária prevêem vacinar mais de 30 mil animais de estimação



Trinta mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos serão, vacinados durante o ano em curso contra a doença da raiva, na província do Huambo, pelos serviços de veterinária, contra os 22 mil e 720 de 2012.
 
A informação foi prestada à Angop pela chefe do departamento provincial dos serviços veterinários, Berta Teresa, revelando que o sector prevê igualmente vacinar, contra as doenças de carbúnculo hermético, nodular peripneumonia e outras endemias, mais de 50 mil cabeças de gado bovino, contra os 37 mil e 325 cabeças imunizadas no ano anterior.
 
A responsável acrescentou que durante o ano de 2012 foram diagnosticados pelo laboratório dos serviços de Veterinária da província sete casos positivos de raiva, cifras que preocupa a instituição.
 
Informou que de 1 a 30 do mês em curso foi registado um caso de suspeita de um cão vadio na comuna da Calima, no município do Huambo.
 
Berta Teresa apelou aos utentes de animais de estimação no sentido de levarem os seus animais nos postos de vacinação, por formas a se diminuir o índice de mortalidade por mordeduras de supostos cães raivosos.
in ANGOP de 31.01.2013

ISP aumenta vagas para o presente ano lectivo

 Bonifácio Vissetaka, decano do Instituto Superior Politécnico

O Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo vai aumentar de 500 para 650 o número de vagas para candidatos que desejam frequentar este ano os cursos de licenciatura na instituição de ensino, pertencente a Universidade José Eduardo dos Santos.
  
Este incremento de vagas, de acordo com o decano do ISP, Bonifácio Vissetaka, surge da necessidade que a direcção da instituição tem em utilizar a capacidade máxima da infra-estrutura para dar resposta a cada vez mais crescente procura de cursos por parte da população discente.
  
"Tivemos que aumentar o número de vagas, atendendo, por um lado, o facto do nosso edifício ter capacidade para mais estudantes e, por outro lado, para tentar satisfazer a procura pelos cursos que ministramos", justificou.

O Instituto Superior Politécnico do Huambo, em funcionamento desde 2009, conta com uma população discente calculada em 1650, distribuídos pelos cursos de enfermagem geral, análises clínicas, electromedicina, informática, electrónica e telecomunicações, arquitectura e engenharia civil.

As aulas na instituição, com 52 salas, uma biblioteca, quatro salas de informática, laboratórios de electrónica e engenharia são asseguradas por 82 docentes, maior parte deles cubanos.
in ANGOP de 31.01.2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Empossados novos professores e técnicos de saúde no município da Ekunha



Um grupo de noventa e seis novos professores e 24 técnicos da saúde do município do Ekunha, cerca de 42 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foram empossados hoje, terça-feira, em cerimónia presidida pelo administrador local, Calixto Tchissaluquila.
 
Para o sector da educação, foram empossados professores do ensino primário, secundário e auxiliar administrativo para melhor servir a população estudantil e primar por 
uma formação de qualidade na presente época escolar no município da Ekunha.
 
No sector da saúde, foram empossados enfermeiros de nível médio e técnicos auxiliares para contribuir na melhoria da qualidade da assistência nas unidades sanitárias, numa altura em que o governo está apostado no aumento e melhoria da rede sanitária em toda extensão do município da Ekunha.
 
O administrador municipal da Ekunha, Calixto Tchissaluquila, disse que este ano será implacável para com os incumpridores com as normas gerais de trabalhos, onde foram colocados os novos para exercerem as suas actividades laborais.
 
Calixto Tchissaluquila pediu mais dedicação e empenho para contribuírem nos programas de desenvolvimento socioeconómico da região, através da boa prestação de serviço no município da Ekunha.
 
" Somos membros da sociedade e deve haver cumprimento de deveres, também existe a exigência de direitos", ressaltou o administrador municipal da Ekunha.
in ANGOP de 30.01.2013

Governo entrega residências sociais a ex-moradores da Palmeira



Trinta residências sociais do tipo T3, construídas pelo governo na reserva fundiária de Lossambo, arredores da cidade do Huambo, foram entregues hoje aos ex-moradores do prédio do Palmeira, em acto orientado pelo vice-governador da província para o sector técnico e infra-estrutura, Kalunga Francisco Zagi Quissanga.
 
Durante a cerimónia, testemunhada ainda pelo vice-governador local para o sector político e social, Guilherme Tuluca, foram entregues nesta 1ª fase 30 casas do tipo T3, das 80 inicialmente previstas, a serem pagas pelos beneficiários no sistema de renda resolúvel, no valor de 13.400 kwanzas, durante 30 anos.
 
Ao intervir, o vice-governador da província do Huambo para o sector técnico e infra-estrutura, Kalunga Francisco Zagi Quissanga, assegurou que a entrega das residências está enquadrada no projecto de realojamento das 80 famílias desalojadas do edifico, em 2009.
 
O mesmo foi demolido devido ao perigo que apresentava para os habitantes da cidade capital.
 
O dirigente realçou que o programa contempla igualmente a construção de escolas, centros de saúde, entre outros serviços fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos ex-moradores do prédio.
 
Por sua vez, o coordenador da comissão de moradores do prédio do Palmeira, José Manuel, manifestou-se satisfeito com as novas casas sociais atribuídas pelo governo da província do Huambo.
 
Para si, as novas residências são muito melhores em relação as anteriores, em quase todos os aspectos, sobretudo no concernente à característica dos apartamentos e ao espaço do quintal por si a ser construído.
 
Na província do Huambo estão a ser construídas 13 mil e 600 residências do tipo T3 e T4 nas reservas fundiárias dos municípios do Huambo (cinco mil), Caála (quatro mil) e do Bailundo (três mil), enquanto para os restantes oito municípios o programa contempla a construção de 200 focos para cada circunscrição.
in ANGOP de 30.01.2013

Professores do Magistério Primário em seminário sobre metodológica de planificação na Caála



Cento e trinta professores afectos ao Magistério Primário do município da Caála, província do Huambo, participam desde hoje, terça-feira, no seminário de capacitação sobre metodológica de planificação e aprendizagem.
 
O facto foi avançado pela directora pedagógica do Magistério Primário da Caála, Florinda Eunice Tchimuco, tendo assegurado que a acção formativa visa melhorar as pratica pedagógicas e mostrar métodos adequados de ensino, bem como contextualizados a realidade actual, por formas a se aumentar o aproveitamento escolar dos alunos durante o ano lectivo.
 
Os temas como a planificação docente, sucesso do processo de ensino-aprendizagem, programação das actividades lectivas para 2013 por área disciplinar, sistema de avaliação, mapas de aproveitamento, mini-pautas, pautas digitais, relações interpessoais entre professores, alunos, constam igualmente da agenda de trabalho do seminário com a duração de três dias.
 
Florinda Eunice Tchimuco fez saber que este ano pretende trabalhar seriamente para o sucesso académico, o que vai exigir dos professores um desempenho aceitável para influenciar o aproveitamento escolar.
in ANGOP de 30.01.2013

Educação promove seminário de capacitação sobre pedagogia



Cinquenta e sete professores da escola do II ciclo de escolaridade do município do Bailundo, a cerca de 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, participam desde hoje, terça-feira, num seminário de capacitação sobre normas pedagógica, antevendo o arranque do ano lectivo 2013 naquela circunscrição.
 
O seminário de capacitação, com a duração de três dias, é dirigido ao corpo docente da escola do II ciclo do Bailundo, visando dota-los de novos conhecimentos para melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos, no âmbito do programa de reforma educativa
vigente no país.
 
O director da escola do II ciclo do Bailundo, Armando Samunda, assegurou que durante a acção formativa os professores vão aprimorar conhecimentos sobre a planificação dos conteúdos anuais e os planos de aulas, técnicas de avaliação de aprendizagem e suas fórmulas.
 
Na unidade escolar do II ciclo de escolaridades do Bailundo foram matriculados mais de mil e alunos da 10ª a 12ª classe respectivamente.
in ANGOP de 30.01.2013

Finalistas do ISP viajam hoje para o Brasil



Trinta finalistas dos cursos de engenharia informática e electrónica do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo viajam hoje, quarta-feira, para a República Federativa do Brasil onde vão frequentar um estágio curricular de dois meses.
 
O decano do ISP, Bonifácio Vissetaka, informou que o estágio vai decorrer no Instituto Nacional de Telecomunicações da cidade de Santa Rita, no Estado de Minas Gerais, e tem como propósito dotar os estudantes de mais
conhecimentos e experiências em matérias ligadas às tecnologias de informação e electrónica.
 
Referiu que dos 30 estudantes que seguem hoje ao Brasil, 12 do curso de informática e 18 de electrónica, os dez que se destacarem durante o estágio irão reforçar o quadro docente da instituição, que, segundo fez saber, tem carência de professores nestas duas
especialidades.
 
Bonifácio Vissetaka disse que actualmente os cursos de engenharia informática e electrónica são assegurados por docentes estrangeiros, mas é intenção da direcção do Instituto Superior Politécnico inverter em breve o quadro com o ingresso de professores nacionais, sobretudo os formados nesta instituição.
 
"Escolhemos os melhores estudantes finalistas destes cursos para frequentarem um estágio curricular de dois meses no Brasil. A nossa aposta para os quatro próximos anos é termos mais professores nacionais que estrangeiros", enfatizou.
 
O Instituto Superior Politécnico do Huambo, em funcionamento desde 2009, conta com uma população discente calculada em 1650, distribuídos pelos cursos de enfermagem geral, análises clínicas, electromedicina, informática, electrónica e telecomunicações,
arquitectura e engenharia civil.
 
As aulas na instituição, com 52 salas, uma biblioteca, quatro salas de informática, laboratórios de electrónica e engenharia, são asseguradas por 82 docentes, maior parte deles cubanos.
in ANGOP de 30.01.2013



Administrador do Chinjenje confere posse a novos professores e técnicos de saúde



O administrador do município do Chinjenje, cerca de 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, Mateus Rodrigues Sanjala, conferiu esta terça-feira posse a 122 novos quadros do sector da Educação e Saúde, recentemente admitidos no concurso público realizado em 2012.
 
Na ocasião, foram empossados 98 professores que vão reforçar o sector da Educação que prevê matricular em todos subsistemas de ensino mais de 15 mil alunos, contra os 13 mil e 875 matriculados na época escolar passado, com uma disponibilidade de 100 salas de aula.
 
O administrador do município do Chinjenje, Mateus Rodrigues Sanjanja, conferiu igualmente posse a 22 novos técnicos de Saúde, que vão contribuir na melhoria da assistência médica e medicamentosa as populações naquela circunscrição.
 
Na sua intervenção, o administrador do Chinjenje realçou que a apresentação dos novos quadros realiza-se em tempo oportuno, pois irão reforçar o sector onde se regista a falta de pessoal e melhorar a qualidade de atendimento das pessoas.
 
Há um esforço grande por parte do Governo no aumento de infra-estruturas escolares em toda extensão do município e a melhoria da rede sanitária, que exige o reforço de novos quadros para melhor servirem as populações que procuram os serviços de Educação e de Saúde”, disse.
in ANGOP de 30.01.2013


Mundial de Angola entre 20 e 28 de setembro


O Campeonato do Mundo de Angola-2013 vai realizar-se entre 20 e 28 de setembro, de acordo com informação divulgada esta segunda-feira no site da Federação de Patinagem de Portugal (FPP).

As cidades de Luanda e Namibe vão receber as 16 seleções na 41.ª edição da competição, a primeira a realizar-se em África.

Portugal integra o Grupo C juntamente com Chile, África do Sul e Angola. A Espanha, campeão do Mundo em título, está inserida no Grupo A com Brasil, Áustria e Suíça. 

O Grupo B é composto por Argentina, França, Alemanha e Inglaterra, enquanto o Grupo D junta as seleções de Itália, Colômbia, Estados Unidos da América e Moçambique.

in A Bola Angola de 30.01.2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Professores de Educação Física em seminário de refrescamento no Huambo



Um grupo de 110 professores de educação física de várias unidades escolares do I e II ciclo de escolaridade da província do Huambo, participam desde hoje, segunda-feira, nesta cidade, num seminário para aprimorarem conhecimentos sobre as técnicas da disciplina.
 
A acção formativa de cinco dias é da iniciativa da Associação de Professores de Educação Física do Huambo e tem como objectivo preparar os docentes sobre as novas modalidades de ensino da disciplina, visando melhorar a sua actividade.
 
Em declarações o presidente da associação dos professores de educação física no Huambo José albano Manuel, referiu que a formação vai continuar durante as pausas pedagógicas, para elevar o nível de conhecimento dos professores de educação física.
 
Muitos professores ministram aulas de educação física, sem terem noções básicas da disciplina, o que tem dificultado a qualidade de aprendizagem dos alunos”, disse.
 
Os participantes no 3º seminário vão debruçar-se sobre as modalidades de basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, ginástica e da metodologia da aula de educação física.
in ANGOP de 29.01.2013

Japão apoia Angola no cultivo de arroz



Especialistas japoneses estão a trabalhar em Angola no projecto de revitalização do cultivo de arroz, por enquanto circunscrito às províncias do Huambo e Bié, no Planalto Central.

A cerimónia do lançamento do projecto, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), realizou-se no Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIA), na Chianga, na província do Huambo.

Oito técnicos angolanos estiveram quatro meses no Japão para receberem formação específica nesta área, estando actualmente a formar outros técnicos angolanos.

Citado pelo Jornal de Angola, Marcos Nhunga, director do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), disse que nesta primeira fase a cultura de arroz vai ficar circunscrita às províncias do Huambo e Bié.

O passo a seguir vai ser a formação de quadros e técnicos das províncias da Lunda-Sul, Moxico e Uíge.
in Economia & Mercado de 29.01.2013

Administração de Londuimbali aposta na formação de professores



A administração de Londuimbali, na província do Huambo, vai este ano, apostar na formação de professores para dar resposta ao crescimento da rede escolar.

O administrador do Londuimbali, Evaristo Lucas Ulombe, garantiu que está em construção uma escola de formação de professores de vinte e seis salas de aulas.

A construção de uma escola que vai comportar vinte e seis salas de aulas, será exclusivamente para a formação de professores, numa primeira fase, em 2013, vamos receber trezentos alunos de cada curso, penso que dali em diante teremos quadros para todas as áreas, o quadro local tem uma vantagem, porque já tem a sua casa, a sua lavra, evita estar a espera de outros que vêm de outras cidades”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 29.01.2013

Presidente da federação promete época diferente


O presidente da Federação Angolana de Karaté-dó, Germano Gomes, que está a coordenar o leque de professores destacados na província do Huambo para a formação de monitores da modalidade, disse ao Jornal dos Desportos que esta acção formativa é apenas o começo de uma época que vai ser recheada de actividades a nível da modalidade.

Germano Gomes, que cumpre o seu segundo mandato à frente da instituição, garantiu para esta época um karaté mais competitivo, com o objectivo de estender a modalidade às localidades onde ainda não é praticado. A realização de vários seminários de formação, tanto dos atletas como dos monitores, é a grande ambição do dirigente. 

Pensamos formar os nossos técnicos para nos garantirem bons atletas que possam posteriormente formar uma selecção capaz de engrandecer o país nas competições internacionais. Vamos ainda alargar a modalidade e desenvolvê-la às restantes províncias. Estes são os pontos fundamentais do nosso programa”, disse. 

Estamos ainda apostados em realizar mais programas de formação nos escalões de iniciados e juvenis. Queremos que o karaté actue de uma maneira diferente esta época, por isso, no que toca à formação dos atletas, pensamos trabalhar com os jovens, porque já ficou provado que a formação a partir da base é fundamental e possibilita-nos, num futuro próximo, colhermos resultados”, almejou.


Germano Gomes relembrou que estes projectos são antigos, mas têm falhado por algumas questões administrativas.Infelizmente, no ano passado prometemos realizar vários projectos que ficaram sem ser concretizados, mas garantimos que desta vez as coisas vão melhorar significativamente”. 

Outro objectivo da federação é a integração da modalidade nas escolas, nas disciplinas de Educação Física, tem o objectivo de abranger um maior número de jovens e dar maior compreensão das técnicas desta modalidade aos estudantes.
in Jornal dos Desportos de 29.01.2013

Grupo Voz d'África apresentou peça teatral o "parceiro ideal"



O grupo teatral Voz d'África apresentou, na noite de domingo, na cidade do Huambo, a peça teatral intitulada “parceiro ideal”, que retrata a vida quotidiana conjugal no seio das família.
 
A estreia da peça foi exibida no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico que juntou centenas de amantes do teatro da cidade do Huambo, que teve como base moralizar os casais a pautarem por um comportamento mais digno, para se construir uma sociedade com futuro sã.
 
O responsável da produtora “Neval Flores” e encenador da peça teatral, Nelson Nhanga, disse que a peça, que envolve dois actores, tem como objectivo passar a mensagem aos casais no sentido de saberem escolher o parceiro ideal e plantarem o amor no seio conjugal, para um ambiente salutar familiar.
 
Pedro Nhanga referiu que as verbas arrecadadas vão servir para a gravação de uma telenovela local, intitulada o “dia da felicidade” que terá iniciou este ano.
 
O actor teatral do grupo Vozes d'África acrescentou que a apresentação oficial aos órgãos de Comunicação Social e aos empresários locais aconteceu em Novembro de 2012, da responsabilidade da co-produtora Neval Flor, em parceria com a Televisão Pública de Angola (TPA).
in ANGOP de 29.01.2013

Sociedade civil esclarecida sobre a importância da identidade nacional



Os membros da sociedade civil na província do Huambo participaram esta segunda-feira numa palestra sobre a identidade nacional, inserida nas comemorações do Dia Nacional da Cultura, comemorado a 8 do mês corrente.
 
O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Calei, que dissertou o tema, chamou a atenção aos presentes no evento sobre a necessidade de evidenciarem a sua identidade nacional em prol da reconstrução e desenvolvimento da nação.
 
Admitiu, na sua explanação, que a identidade nacional em Angola surgiu com a delimitação das fronteiras do território e, apesar de ser um processo histórico longo, define a nação.
 
Cornélio Calei afirmou haver no país várias identidades, as quais considera serem menores, cujo somatório conforma a identidade nacional do povo angolano.
 
Realçou que as identidades menores, entre elas a familiar, a social, a religiosa, a regional, a étnica e a linguística, uma vez manifestadas de forma exagerada provocam conflitos, razão pela qual apelou os angolanos a esforçarem-se para ultrapassarem o conjunto de identidades menores em benefício do fortalecimento e valorização da identidade nacional que, na sua visão, deve estar acima de tudo.
 
"A identidade nacional fortalece o povo para desenvolver o país e proteger as conquistas alcançadas. A luta de libertação nacional foi determinante na afirmação da identidade dos angolanos no contexto das nações", manifestou.
 
O secretário de Estado da cultura disse ainda que apesar da penetração colonial estar intrinsecamente ligada ao surgimento do conceito de identidade nacional em Angola, os angolanos daquela época já manifestavam traços de identidade própria, que se manifestavam nos seus usos e costumes.
in ANGOP de 29.01.2013

Taxa de inflação no país é a mais baixa desde 2002


A taxa de inflação em Angola, em 2012, foi de 9,02 por cento, o valor mais baixo desde 2002, altura em que foi decretada o fim da guerra, revelou esta segunda-feira em comunicado o Banco Nacional de Angola (BNA).

Em dezembro de 2012, a taxa de inflação mensal foi de 0,99 por cento. 

«O crédito à economia cresceu 1,12 por cento no mês de dezembro, mantendo a tendência verificada ao longo dos meses anteriores», explica o BNA. 

Foi nos setores da alimentação, bebidas não alcoólicas, bens e serviços diversos, vestuário e calçado que se registaram as maiores variações no preço durante o último mês de 2012. 
O governador do BNA, José de Lima Massano, as reservas internacionais líquidas de Angola deverão rondar os 35 mil milhões de euros.

Em 2012, as reservas internacionais atingiram 30 mil milhões de euros contra os 23,7 mil milhões registados no ano anterior.
in A Bola Angola de 29.01.2013

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resultados da primeira jornada dos nacionais juniores



A primeira jornada dos campeonatos nacionais de basquetebol de juniores masculinos e femininos foi disputada sábado, na cidade do Kuito, e registou os seguintes 
resultados: 
 
Masculino
 
Série A
Sporting do Bié - Petro do Huambo 65-55
Petro de Luanda - Progresso de Sambizanga 91-69
Sport Benfica do Andulo - Vitória Atlético Club 33-77
 
Série B
Sporting de Bneguela - Desportivo da Huila 56-42  
JASK - 1º de Agosto 35-163
Folga: Casa Pessoal do Lobito
 
Feminino 
Sporting de Benguela - Desportivo do Maculusso 69-66
1º de Agosto - Inter de Luanda 61-38
Benfica da Huila - Desportivo da Huila 72-65
 
(Hoje, segunda jornada)
 
Masculino
Progresso - Sporting do Bié
Vitória do Bié - Petro do Huambo
Benfica do Andulo - Petro de Luanda 
Sporting de Benguela - JASK do Kuito
1º de Agosto - Casa Pessoal do Lobito
Folga: Desportivo da Huila
 
Feminino 
Inter de Luanda - Soprting de Benguela 
1º de Agosto - Benfica do Lubango
Sporting do Bié - Maculusso

in ANGOP de 28.01.2013

Valores dos prémios dos vencedores do Carnaval mantêm-se inalterados

Pedro Nambongue Chissanga, director da cultura na província do Huambo

O director da cultura na província do Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, informou hoje, domingo, que os valores dos prémios que são entregues aos grupos vencedores do Carnaval mantêm-se inalterados, apesar do interesse no aumento dos mesmos.
 
Explicou que, tal como na edição anterior, a organização vai atribuir prémios aos três primeiros classificados de cada uma das categorias (adulto, infantil e dança tradicional), ao passo que os restantes grupos concorrentes receberão um valor monetário simbólico pela sua participação.
 
O vencedor da classe de adultos será premiado com um milhão e 700 mil kwanzas, o 2º receberá um milhão e 200 mil, e o 3º um milhão de kwanzas, montante que, na sua visão, compensa minimamente o esforço financeiros que os grupos fazem para exibirem-se ao mais alto nível no Entrudo.
 
Na classe infantis o 1º classificado vai receber um milhão de kwanzas, o 2º 750 mil e o 3º 500 mil, enquanto na classe reservada aos grupos de dança tradicional os prémios estão fixados em 800 mil kwanzas para o 1º classificado, 600 mil para o 2º e 400 mil para o 3º classificado.
 
Pedro Nambongue Chissanga disse que para este ano a inovação prende-se com a montagem, no local do desfile, de bancadas com capacidade para acomodação de dois mil espectadores.
 
A edição 2012 foi conquistada pelos grupos de Artes (adultos), Okutiuka (infantis) e Katiavala (dança tradicional). A fase provincial será disputada no dia 10 (classe infantil) e 12 (adultos e grupos de dança tradicional).
in ANGOP de 28.01.2013

Destacada importância da parceria público-privada para o desenvolvimento do país

Francisco Fato, governador em exercício da província do Huambo

O governador em exercício da província do Huambo, Francisco Fato, destacou sábado a importância da parceira público-privada na dinâmica de desenvolvimento económico-social do país, sobretudo nas acções que visam melhorar a qualidade de vida das famílias.
 
Segundo o governante, que falava à imprensa a margem do jantar conferência promovido pelo Grupo de Lideres Empresariais Angolanos, a parceria público-privada constitui um desiderato importante na redução do índice de desemprego no seio da sociedade.
 
Nesta perspectiva, Francisco Fato reafirmou o compromisso do Executivo local em apoiar o empresariado para que este possa contribuir activamente na construção de 
empreendimentos que melhorem a imagem da província do Huambo e gerem postos de trabalho.
 
Para que a população do Huambo conheça gradualmente o desenvolvimento da província, é imprescindível continuarmos com as parcerias público-privadas, de modo a se melhorar significativamente a qualidade de vida das famílias”, referiu.
 
Ainda de acordo com o governador em exercício da província do Huambo o desenvolvimento harmonioso e sustentável do país não depende unicamente dos recursos do Estado, é necessário o máximo apoio, colaboração e intervenção do sector privado nos diversos domínios da vida económico-social.
 
Estiveram presentes neste jantar conferência algumas personalidades do Executivo angolano, entre as quais os secretários do Estado do Urbanismo, Clemente Júnior, e das Telecomunicações, Aristides Safeka. 

Os vice-governadores do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, e para o sector técnico e infra-estruturas, Kalunga 
Francisco Zagi Quissanga, testemunharam também a realização deste evento.
in ANGOP de 28.01.2013

Biblioteca Constantino Camõli carece de requalificação



A maior biblioteca pública da província do Huambo, denominada por Constantino Camõli, carece de uma urgente requalificação física e de acervo, para prestar um melhor serviço aos utentes.
 
A constatação é do director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, no termo de uma visita de quatro dias realizada na província do Huambo.
 
Ainda na região, o responsável manifestou-se preocupado com o estado de degradação do imóvel e da escassez de obras bibliográficas para consulta.
 
Referiu que o material usado para cobrir as janelas da biblioteca deve ser imediatamente substituído por outro novo e mais adequado, assim como o soalho do imóvel que está em estado obsoleto.
 
Contudo, Manuel Francisco Pinheiro informou que a situação mais preocupante prende-se com as fissuras que o imóvel apresenta nas suas paredes exteriores e interiores que, caso não seja feita uma intervenção urgente, podem concorrer para o desabamento da infra-estrutura reinaugurada em 2008.
 
A prestação de serviço é boa, mas é preciso requalificarmos o edifício para darmos mais comodidade aos utentes. Há também carência de livros de ciências sociais e publicações de referência”, lamentou.
in ANGOP de 28.01.2013

Plantações de arroz no Planalto Central


Especialistas japoneses e angolanos estão a lançar nas províncias do Huambo e Bié a produção de arroz em larga escala. O acontecimento foi assinalado com uma plantação no campo experimental do Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIA), na Chianga, arredores da cidade.

A cerimónia que marcou o início do projecto de revitalização do cultivo do arroz em Angola contou com responsáveis da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), financiadora do programa, o director nacional do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Marcos Nhunga, o director nacional de Hidráulica, Eduardo Gona, membros do governo do Huambo e técnicos das duas províncias.


O representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão em Angola, Hiroshi Sato, disse que, de acordo com a cultura japonesa, a cerimónia de transplantação do arroz é realizada quatro  semanas após a sementeira, marcando o início do cultivo do grão, para a sua produção em grande escala.


Antes do arranque do projecto, deslocaram-se ao Japão oito técnicos angolanos para uma formação de quatro meses, para se especializarem no cultivo do arroz.  


Os oito técnicos servem agora como formadores, tendo em conta os objectivos de fortalecer a capacidade da produção, contribuir para a segurança alimentar, reduzir o índice de importação do arroz, aumentar as receitas das comunidades rurais e o engrandecimento da economia angolana. Marcos Nhunga, director do Instituto de Desenvolvimento Agrário garantiu que o projecto de relançamento da produção do arroz tem âmbito nacional mas na primeira fase arranca nas províncias do Huambo e Bié. “O projecto do Executivo, em parceria com o Japão, vai fazer voltar em força a produção do arroz em Angola". 

"Nesta fase preliminar vamos cultivar arroz nas províncias do Huambo e Bié, para posteriormente estendermos as plantações às províncias quereunirem as condições necessárias para a produção”, garantiu. Marcos Nhunga disse que a qualificação de quadros é a grande prioridade do Executivo para corresponder às expectativas geradas à volta do projecto de cultivo de arroz, a médio e longo prazo. 

O passo a seguir vai ser a formação de quadros e técnicos das províncias da  Lunda-Sul, Moxico e Uíge. Para o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Emitério Tiago, o arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo e um alimento que fornece 20 por cento de energia e 15 por cento de proteína necessária ao homem. 

A cultura do arroz é extremamente versátil e segundo especialistas é considerada uma das espécies que apresenta maior potencial para o combate à pobreza no nosso país. “A província do Huambo tem boas condições de solos e clima para o cultivo de arroz em grande escala. Nesta perspectiva o Governo Provincial, através da Direcção Provincial da Agricultura, em colaboração com a estrutura do projecto vai, desde já, identificar terras irrigadas para o cultivo do arroz”, disse Emitério Tiago


O Governo Provincial do Huambo prometeu apoiar tecnicamente e apoiar o sector familiar, cooperativo e privado que abraçar a produção de arroz na província para que num futuro próximo seja grande produtora do grão.
in Jornal de Angola de 28.01.2013

Secretário de Estado da Cultura aguardado no Huambo

Cornélio Calei, secretário de Estado da Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Calei, é aguardado esta segunda-feira na província do Huambo para uma visita de trabalho, que culminará com a realização de uma palestra sobre a “identidade nacional”.
 
Logo após a sua chegada, Cornélio Calei desloca-se, na companhia de uma equipa técnica do Ministério da Cultura, à localidade de Feti, situada no sector do Ngove, município da Caála, a 120 quilómetros a sudeste da cidade do Huambo, para constatar o estado de preservação da estação arqueológica.
 
A estação arqueológica do Feti, que aguarda aprovação do Ministério da Cultura para ser considerado património nacional e, posteriormente, ser incluído pela Unesco na lista de patrimónios da humanidade, tem o seu registo o surgimento dos primeiros povos umbundos e nganguelas, que mais tarde viriam a dispersar-se pelo centro e sudeste de Angola.
 
Neste mesmo local, segundo fontes orais, foram feitas as primeiras fundições de ferro no século XIII, reforçando ainda mais o seu estatuto de património histórico.
 
De regresso à cidade do Huambo, Cornelio Calei vai inteirar-se do curso das obras de construção da biblioteca provincial e do centro cultural.
in ANGOP de 28.01.2013

Grupo carnavalesco "Emany" vence fase municipal em Cachiungo



O grupo carnavalesco “Emany” da classe de adultos do município do Cachiungo, cerca de 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, venceu, domingo, a fase municipal do Entrudo edição 2013 ao conquistar 170 pontos.
 
Já a classe foi ganha pelo grupo carnavalesco “Alegria da Paz” ao arrebatar 140 pontos, no desfile municipal em Cachiungo que teve lugar defronte ao cine “8 de Janeiro”.
 
O primeiro classificado na classe de adultos, teve como prémio 10 mil Kwanzas e o grupo carnavalesco infantil “Alegria da Paz”, oito mil Kwanzas, devendo os dois representarem o município de Canchiungo no desfile provincial.
 
A responsável do grupo “Alegria da Paz”, Ana Gimbi, reconheceu ter sido difícil suplantar outros dois concorrentes que tinham tudo bem preparado, desde a dança as músicas.
 
Ana Gimbi realçou que, para o desfile provincial o grupo vai procurar melhorar a sua apresentação em palco e outros aspectos que possam contribuir para uma melhor exibição e conquista do primeiro lugar.
 
Por seu turno, o administrador em exercício do município do Cachiungo, Francisco Carlos Martins, assegurou que no próximo ano irão disponibilizar mais investimentos, por formas a atrair mais jovens a aderirem a maior festa popular, para se divulgar melhor a cultura desta região.
in ANGOP de 28.01.2013

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Governo entrega residências sociais a jovens do município do Bailundo



Trinta jovens do município do Bailundo, a cerca de 75 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, beneficiaram hoje de residências sociais, construídas pelo governo, numa acção que visa diminuir a falta de habitação no seio da juventude.
 
Foram entregues casas sociais do tipo T3, que serão pagas no sistema de renda estabelecida num valor de 39 mil kwanzas mês, durante 20 ano.

O chefe de departamento direcção provincial da Juventude e Desportos para a área da juventude, Martins Suquete, assegurou que até ao próximo dia 4 de Fevereiro, data do início da luta armada em Angola, serão entregues 170 residências sociais nos municípios do Huambo, Caála e Ekunha.
 
A cerimónia de entrega de casas sociais aos jovens marcou a abertura das comemorações do 4 de Fevereiro, que será marcado com várias actividades culturais, palestras sobre a importância da data.
 
No município, além das casas sociais da juventude, o governo tem ainda direccionado atenções na construção de 3 mil apartamentos de tipo t3, t4 e t5, na nova centralidade do Chimbulo e Quilómetros 15 e ainda 20 casas evolutivas nas comunas do Lunge, com o objectivo de resolver os problemas habitacionais dos jovens.
in ANGOP de 25.01.2013


Chicala-Cholohanga e Bailundo terão bibliotecas públicas



A sala de leitura do município da Chicala-Cholohanga, 42 quilómetros a Este da cidade do Huambo, e a do Bailundo, a 75 quilómetros a Norte, serão convertidas brevemente em bibliotecas públicas, para que correspondam às exigências dos utentes destes estabelecimentos.
 
A informação foi prestada pelo director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, no termo de uma visita de quatro dias que efectuou a esta província, tendo garantido que actualmente estas duas salas de leitura carecem de orientação metodológica.
 
Disse que o primeiro passo para transformação das mesmas em bibliotecas públicas é a elaboração e aprovação dos respectivos estatutos orgânicos para de seguida ser criada a estrutura interna (que comporta a formação de departamentos e secções), bem como a criação de um conjunto de serviços essenciais para o pleno funcionamento de uma biblioteca.
 
Manuel Pinheiro informou que, uma vez criados e aprovados estes estatutos, as salas de leitura da Chicala-Cholohanga e a do Bailundo serão elevadas, automaticamente, à categoria de bibliotecas públicas, o que vai conferir-lhes autonomia financeira, administrativa e financeira.
 
A direcção da Biblioteca Nacional de Angola, segundo ainda o seu director geral adjunto, vai encarregar-se na formação especializada dos quadros que vão assegurar o funcionamento das futuras bibliotecas públicas, para que as mesmas sejam verdadeiramente instituições de carácter cultural e científico.
in ANGOP de 25.01.2013

Huambo ganha Hotel de 4 estrelas



Denominado Hotel Ekuikui I, o primeiro hotel do Grupo Opaia, foi inaugurado recentemente na zona da Cidade Alta, província do Huambo, o mesmo é de 4 estrelas e surge para dinamizar social e economicamente esta Província.

Segundo o comunicado enviado a nossa redacção, a abertura do Hotel Ekuikui I, enquadra-se na estratégia empresarial do Grupo Opaia de abrir mais 20 hotéis, e representa um financiamento do Banco BAI ao Grupo de cerca de 18 milhões de dólares.

Convictos da estratégia de diversificação da actividade económica do Executivo, construímos o Hotel Ekuikui I, uma unidade hoteleira de relevância social e económica para a província do Huambo. É o primeiro hotel de 4 estrelas no Huambo, que até ao momento gerou 96 postos de trabalho, em linha com a política do Executivo no combate à pobreza, através do fomento de empregos em áreas tão promissoras como é o sector do turismo, e do reforço da capacidade do empresariado nacional”, refere Agostinho Kapaia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Opaia.
in Economia & Mercado de 25.01.2013

Responsável defende revitalização da produção de arroz



O director da Agricultura na província do Huambo, Emitério Tiago, defendeu hoje (sexta-feira), nesta cidade, a necessidade de revitalização da produção de arroz na província, para contribuir no aumento da segurança alimentar e o combate à fome e à pobreza nas comunidades.
 
O responsável fez este pronunciamento durante uma intervenção no acto nacional de transplantação de arroz, da iniciativa do Executivo angolano, em parceira com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, efectuada, hoje, no campo de experimentação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos no Huambo.
 
O responsável pelo sector da Agricultura assegurou que o objectivo do Governo está centrado no programa de combate à fome e à pobreza nas comunidades.
 
O nosso esforço, prosseguiu, deverá estar direccionado na busca constante de alimentos e torna-se necessário assegurar o aprovisionamento de factores de produção de arroz, para o aumento da segurança alimentar.
 
 
Emitério Tiago assegurou que o arroz é um dos alimentos com maior balanceamento nutricional, fornecendo 20 porcento de energia e 15 de proteína, além de ser um produto versátil, considerada a espécie com maior potencial para combater a fome e a pobreza.
 
"O governo da província, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, vai continuar a trabalhar com o objectivo de identificar terras sistematizadas para o cultivo de arroz regadio, visando o seu relançamento nesta região do planalto central do país", sublinhou.
 
 "A implementação do projecto de cultivo de arroz poderá fortalecer de certa forma a produtividade em Angola, principalmente na província do Huambo, por oferecer boas condições de solo e de clima, que poderá tornar-se no principal celeiro de Angola".
 
Referiu que a produção de arroz vai contar com a participação de famílias camponesas e cooperativas de agricultores e será supervisionado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário.
in ANGOP de 25.01.2013

Angola tem carência de bibliotecas públicas



O director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, admitiu hoje que o país tem uma grande carência de bibliotecas públicas.
 
Em declarações explicou que as poucas existentes não satisfazem a crescente procura dos cidadãos por estes serviços, facto que preocupa a direcção da Biblioteca Nacional.
 
Informou que Luanda, capital do país, é entre as 18 províncias a que tem mais bibliotecas públicas, com um total de quatro, ao passo que muitas províncias têm apenas salas de leitura.
 
Os dados que temos, resultantes de um diagnóstico que fizemos, mostram que existe no país mais salas de leitura do que bibliotecas públicas. Estamos preocupados com a situação e tudo faremos para que a médio prazo o quadro seja melhorado”, admitiu.
 
Manuel Francisco Pinheiro reconheceu, contudo, o engajamento do Ministério da Cultura na construção de bibliotecas públicas em todo o país, assim como na transformação das salas de leitura em bibliotecas públicas.
 
Disse que a falta de técnicos com formação especializada e a escassez de acervo bibliográfico é também uma das preocupações com que se debatem as bibliotecas no país.
in ANGOP de 25.01.2013