sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Chicala-Cholohanga e Bailundo terão bibliotecas públicas



A sala de leitura do município da Chicala-Cholohanga, 42 quilómetros a Este da cidade do Huambo, e a do Bailundo, a 75 quilómetros a Norte, serão convertidas brevemente em bibliotecas públicas, para que correspondam às exigências dos utentes destes estabelecimentos.
 
A informação foi prestada pelo director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, no termo de uma visita de quatro dias que efectuou a esta província, tendo garantido que actualmente estas duas salas de leitura carecem de orientação metodológica.
 
Disse que o primeiro passo para transformação das mesmas em bibliotecas públicas é a elaboração e aprovação dos respectivos estatutos orgânicos para de seguida ser criada a estrutura interna (que comporta a formação de departamentos e secções), bem como a criação de um conjunto de serviços essenciais para o pleno funcionamento de uma biblioteca.
 
Manuel Pinheiro informou que, uma vez criados e aprovados estes estatutos, as salas de leitura da Chicala-Cholohanga e a do Bailundo serão elevadas, automaticamente, à categoria de bibliotecas públicas, o que vai conferir-lhes autonomia financeira, administrativa e financeira.
 
A direcção da Biblioteca Nacional de Angola, segundo ainda o seu director geral adjunto, vai encarregar-se na formação especializada dos quadros que vão assegurar o funcionamento das futuras bibliotecas públicas, para que as mesmas sejam verdadeiramente instituições de carácter cultural e científico.
in ANGOP de 25.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário