sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Angola tem carência de bibliotecas públicas



O director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, admitiu hoje que o país tem uma grande carência de bibliotecas públicas.
 
Em declarações explicou que as poucas existentes não satisfazem a crescente procura dos cidadãos por estes serviços, facto que preocupa a direcção da Biblioteca Nacional.
 
Informou que Luanda, capital do país, é entre as 18 províncias a que tem mais bibliotecas públicas, com um total de quatro, ao passo que muitas províncias têm apenas salas de leitura.
 
Os dados que temos, resultantes de um diagnóstico que fizemos, mostram que existe no país mais salas de leitura do que bibliotecas públicas. Estamos preocupados com a situação e tudo faremos para que a médio prazo o quadro seja melhorado”, admitiu.
 
Manuel Francisco Pinheiro reconheceu, contudo, o engajamento do Ministério da Cultura na construção de bibliotecas públicas em todo o país, assim como na transformação das salas de leitura em bibliotecas públicas.
 
Disse que a falta de técnicos com formação especializada e a escassez de acervo bibliográfico é também uma das preocupações com que se debatem as bibliotecas no país.
in ANGOP de 25.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário