segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

População de Cambuengo ganha duas unidades sanitárias



A população da comuna do Cambuengo, adstrita ao município do Mungo, a cerca de 160 quilómetros a norte da cidade do Huambo, ganhou sábado, duas unidades sanitárias, no quadro do programa do governo que visa melhorar a qualidade de assistência médica e medicamentosa dos cidadãos.
 
Trata-se de um centro de saúde reinaugurado, com três consultórios, sendo um pediátrico e duas de medicinas, com capacidades para internar 12 pacientes, uma sala de partos, uma sala de cirurgia, uma área de vacinação, uma farmácia e uma sala de espera.
 
Na ocasião, o director provincial da saúde do Huambo, Frederico Juliana, inaugurou igualmente o laboratório clínico construído de raiz, evitando o envio de análises para o hospital municipal.
 
O laboratório posto a disposição da população da comuna de Cambuengo dispõe de uma sala de hematológica e de pesquisa, parasitologia, stock para reagentes e um gabinete do director, bem como uma sala de estatística.
 
O administrador comunal de Cambuengo, Filipe Abílio realçou que as infra-estruturas ora inauguradas, vão contribuir no melhoramento das condições sanitárias da comuna e evitar a evacuação dos doentes ao hospital municipal.
 
"Agradecemos o esforço do executivo da província e da administração local, pela resolução de vários problemas que assolam a população da comuna, na esperança da melhoria da vida dos seus habitantes".
 
Enfatizou que vão ainda reduzir as distâncias que percorriam as populações para terem acesso aos serviços de saúde.
 
Erguido no quadro da política de expansão da rede sanitária na periferia, o laboratório inaugurado e o centro reinaugurado, a cargo da administração municipal, custaram sete milhões e 700 mil e seis milhões e 600 mil respectivamente, e fazem parte do programa
de investimento público (PIP).
 
O município do Mungo com duas comunas (a sede e Cambuengo), possui uma população estimada em 96 mil e 618 habitantes e conta com dois médicos (um angolano e um cubano) e 170 enfermeiros.
in ANGOP de 21.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário