terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sociedade civil esclarecida sobre a importância da identidade nacional



Os membros da sociedade civil na província do Huambo participaram esta segunda-feira numa palestra sobre a identidade nacional, inserida nas comemorações do Dia Nacional da Cultura, comemorado a 8 do mês corrente.
 
O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Calei, que dissertou o tema, chamou a atenção aos presentes no evento sobre a necessidade de evidenciarem a sua identidade nacional em prol da reconstrução e desenvolvimento da nação.
 
Admitiu, na sua explanação, que a identidade nacional em Angola surgiu com a delimitação das fronteiras do território e, apesar de ser um processo histórico longo, define a nação.
 
Cornélio Calei afirmou haver no país várias identidades, as quais considera serem menores, cujo somatório conforma a identidade nacional do povo angolano.
 
Realçou que as identidades menores, entre elas a familiar, a social, a religiosa, a regional, a étnica e a linguística, uma vez manifestadas de forma exagerada provocam conflitos, razão pela qual apelou os angolanos a esforçarem-se para ultrapassarem o conjunto de identidades menores em benefício do fortalecimento e valorização da identidade nacional que, na sua visão, deve estar acima de tudo.
 
"A identidade nacional fortalece o povo para desenvolver o país e proteger as conquistas alcançadas. A luta de libertação nacional foi determinante na afirmação da identidade dos angolanos no contexto das nações", manifestou.
 
O secretário de Estado da cultura disse ainda que apesar da penetração colonial estar intrinsecamente ligada ao surgimento do conceito de identidade nacional em Angola, os angolanos daquela época já manifestavam traços de identidade própria, que se manifestavam nos seus usos e costumes.
in ANGOP de 29.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário