quarta-feira, 7 de março de 2012

Defendida abertura de mestrado em Ciências da Educação



A abertura de um curso de mestrado em Ciências da Educação na província do Huambo, sede da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), foi defendida hoje, quarta-feira, nesta cidade, pelo docente universitário Paulo Kuyonja.

Em declarações à Angop, o professor da Escola Superior Pedagógica do Kuito (Bié) argumentou que a abertura de tal curso visa, não apenas satisfazer a demanda de quadros formados em Ciências da Educação nesta região, mas também contribuir para a elevação do nível académico dos docentes que leccionam nas distintas unidades orgânicas da UJES, que abarca as províncias do Huambo, Bié e Moxico.

Segundo ele, a província do Huambo é das que mais licenciados em Ciências da Educação tem, sobretudo jovens, e com vontade de darem sequência à sua formação.

Considerou, por esta razão, imperioso que os responsáveis da UJES e da direcção do Instituto Superior de Ciências da Educação empenhem-se na concretização, a breve ou a médio prazo, deste desiderato que, na sua visão, muita falta faz à população estudantil da região.

Paulo Kuyonja salientou que a abertura do curso de mestrado em ciências da educação nesta região vai igualmente reduzir o absentismo que se verifica em muitas instituições de ensino, motivadas pelas constantes deslocações dos professores a outras províncias e no estrangeiro onde estão a frequentar mestrados.

A falta de cursos do género nesta província tem motivado muitos graduados interessados em prosseguirem com seus estudos a se deslocarem ao estrangeiro, enquanto outros têm optado em fazer cursos a distância, com recurso a Internet.

Na província do Huambo, antigo centro académico angolano, estão em funcionamento o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), as Faculdades de Medicina, de Ciências Agrárias (FCA), de Direito, Economia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico, além de um instituto superior privado.

O ISCED, com nove cursos de licenciatura, e o Instituto Superior Politécnico, com seis cursos, são as instituições de maior referência universitária por absorverem, todos os anos, maior número de estudantes.

in ANGOP de 07.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário