quarta-feira, 7 de março de 2012

Docente preocupado com qualidade de candidatos ao ensino superior



O docente universitário Paulo Kuyonja mostrou-se hoje, quarta-feira, nesta cidade, preocupado com a fraca qualidade da maioria dos alunos que anualmente ingressam para o ensino superior em Angola.

Em declarações, a propósito do tema "qualidade do ensino superior no país", o professor da Escola Superior Pedagógica do Kuito, província do Bié, admitiu que muitos destes alunos, além de não se empenharem nas aulas, também demonstram um acentuado défice de conhecimentos básicos.

Paulo Kuyonja desmentiu também as alegações, segundo as quais, a fraca qualidade do ensino superior no país tem a ver com a má qualidade dos docentes universitários, muitos dos quais sem perfil académico para exercerem a docência.


"O que se passa é que muitos dos alunos ingressam para o ensino superior sem que, no entanto, estejam bem preparados. Outros estão mais preocupados com o dinheiro que vão ganhar depois da sua formação e não propriamente com a aquisição de conhecimentos", argumentou.

O docente sublinhou que a cadência académica de um estudante universitário não pode depender exclusivamente do professor, tal como se verifica no ensino de base.

Paulo Kuyonja reconheceu, porém, que um dos grandes males que o ensino universitário em Angola enfrenta tem a ver com a carência de bibliotecas em muitas instituições de ensino superior.


"Muitas vezes o professor recomenda os estudantes para elaborarem um trabalho e estes, por falta de bibliografia, não conseguem faze-lo, por mais vontade que tenham. É imperioso invertermos esta tendência para bem dos nossos estudantes", sublinhou.
in ANGOP de 07.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário