terça-feira, 6 de março de 2012

Instituto Florestal pretende ser maior multiplicador de plantas no país



O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) da província do Huambo pretende tornar-se nos próximos dois anos no maior multiplicador de plantas exóticas no país, através da duplicação da sua actual capacidade de produção de árvores.

A pretensão foi manifestada hoje, terça-feira, pelo responsável dos serviços provinciais do IDF, Andrade Moreira Bahu, tendo garantido existir condições técnicas e humanas necessárias para a concretização de tal desiderato, dentro do prazo previsto, embora não as tenha mencionado.

Salientou que na próxima campanha de cultivo de árvores, com início marcado para o mês de Maio, está prevista a criação de vários viveiros com capacidade de acomodarem entre 200 a 220 mil plantas diversas.

Andrade Moreira Bahu informou que do total de árvores a serem semeadas nos alfobres da instituição, para depois serem transferidas em viveiros, 100 mil serão de pinheiro e as restantes repartidas entre cedro, eucalipto e cazuarina, as mais conhecidas entre as espécies exóticas.


Queremos que dentro de dois anos, no mínimo, possamos ser considerados os maiores multiplicadores de plantas em Angola. Temos condições para o efeito, até porque, actualmente, já somos uma referência nacional no concernente a produção de árvores exóticas”, garantiu.

O responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal na província do Huambo deu a conhecer também que entre Dezembro de 2011 a Janeiro deste ano a instituição forneceu 30 mil plantas de eucaliptos para apoiar o programa nacional de emergência em curso na província do Kuando Kubango.

Lembrou que no âmbito do programa provincial de repovoamento florestal e de criação de novas áreas florestais, o IDF tem vindo a produzir, desde 2010, 120 mil árvores, entre eucaliptos, cedros, pinheiro e cazuarinas.

in ANGOP de 06.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário