terça-feira, 6 de março de 2012

Secretário-geral da USH exorta filiados a actualização do registo eleitoral



O secretário-geral da União dos Sindicatos do Huambo, (USH), Adriano dos Santos, apelou hoje, terça-feira, na sede da província, os filiados a procederem a actualização dos dados e ao registo eleitoral, com o aproximar do termo da segunda fase do processo.

É obrigação, para todos trabalhadores, pois a participação activa e responsável no processo, levar-nos-á a escolher, em consciência, o partido e consequentemente os dirigentes que deverão conduzir o país a consolidação da paz, da reconciliação nacional e a distribuição racional da riqueza”, destacou.

A posição do secretário-geral União dos Sindicatos do Huambo foi expressa durante o acto de divulgação do programa alusivo a mais uma celebração do 1º de Maio, a que assistiram representantes de comissões sindicais de todos os ramos de actividade na circunscrição.

Adriano dos Santos enfatizou que, com este pensamento, os trabalhadores da província do Huambo desfilarão no dia 1 de Maio de 2012, demonstrando a vontade e determinação de desenvolver a região, no ano do seu centenário.


A União dos Sindicatos do Huambo reconhece o sacrifício de muitos trabalhadores que, em alguns sectores, labutam de forma incansável, mas auferem salários muito aquém da sua formação e tempo de serviço, isto por ausência de promoção e, ou, actualização de categorias há mais de dez anos”, sublinhou.

O responsável referiu que, no sector privado, continua a registar-se inúmeros atropelos à Lei, fundamentalmente relacionados ao pagamento de baixos salários, fuga de inscrição dos trabalhadores na segurança social, não cedência dos direitos de maternidade à mãe trabalhadora, entre outros factos constatados.

Adriano dos Santos realçou que a instituição vai continuar a dialogar com os sectores afins do governo, para o acompanhamento e resolução de conflitos laborais, dentro do relacionamento empregador e empregado, para que se observem os deveres e direitos das partes.

Historicamente, a origem do 1º de Maio está ligada a revolução industrial do Século XIX, pois o rápido avanço da indústria capitalista estimulou o crescimento da classe operária.

in ANGOP de 06.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário