terça-feira, 6 de março de 2012

Agrónomo desencoraja plantação de eucaliptos em zonas agrícolas



O agrónomo Andrade Moreira Bahu desencorajou hoje, terça-feira, nesta cidade, a plantação de árvores de eucaliptos em zonas potencialmente agrícolas, por considerar que tal planta reduz a fertilidade dos solos.

Em declarações, o especialista explicou que apesar das inúmeras vantagens que o eucalipto oferece aos seus produtores, é necessário que se definam áreas próprias para a plantação desta espécie, sobretudo em zonas pouco atractivas para desenvolver a agricultura.

Explicou que as folhas do eucalipto ao caírem no solo aumentam a capacidade ácida dos mesmos, tornando-os menos produtivos para a agricultura.

O agrónomo Andrade Bahu admitiu que em Angola a plantação do eucalipto é vista ainda como uma cultura tradicional, por tratar-se de uma espécie que teve muita notoriedade na época em que os comboios eram movidos à lenha.


“O eucalipto além de tornar ácido os solos é também uma planta de excessivo consumo de água. Tem muitas vantagens, pois é de rápido crescimento, mas as suas consequências no solo reflectem-se directamente na vida das populações camponesas”, enfatizou.
in ANGOP de 06.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário