quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Reitor da Universidade JES aponta benefícios da cooperação com parceiras estrangeiras


O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, apontou na cidade do Huambo, a elevação do desempenho dos docentes das distintas unidades orgânicas afectas a esta instituição, com sede no Huambo, como maior benefício resultante da cooperação com  instituições parceiras estrangeiras.

Informou que as instituições universitárias da UJES têm protocolo de cooperação com congéneres do Brasil, Portugal e Espanha, que estão a permitir melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas diversas faculdades e cursos.

Tal cooperação, segundo Cristóvão Simões, abarca também a melhoria dos currículos de formação, abertura de cursos de mestrado e novos cursos de licenciatura, cujo objectivo primário é a formação de quadros locais qualificados.

Esta cooperação, com intuições universitárias do Brasil, Portugal e Espanha, tem nos ajudado a abrir novos cursos de graduação e também cursos de mestrado”, enfatizou.

Explicou que a abertura do curso de licenciatura em arquitectura, em 2011, no Instituto Superior Politécnico do Huambo, é fruto da cooperação existente com a Universidade do Porto (Portugal), que este ano também ajudou na abertura do curso de licenciatura em engenharia civil.

Anunciou ainda que a Faculdade de Medicina poderá, em breve, beneficiar-se de material bibliográfico e de laboratórios, no âmbito do protocolo assinado com a congénere de Barcelona, na Espanha.

O  reitor da UJES, que abrange além do Huambo, as províncias do Bié e Moxico, adiantou que as Faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária contam com a parceria de universidades de Espanha e Portugal.

Sublinhou que o curso de engenharia florestal, aberto em 2011 pela Faculdade de Ciências Agrárias, é apoiado pela Universidade de Córdova (Espanha), que tem enviado, periodicamente, professores para leccionarem as aulas.

A UJES foi criada em 2009 no quadro do decreto 7/09, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior público, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, até então a única universidade pública em funcionamento no país.

Afecta a 5ª região académica do país, a mesma abrange as províncias do Bié e Moxico, bem como do Huambo que controla as Faculdades de Medicina Humana, Ciências Agrárias (cursos de engenharia florestal e engenharia agronómica), Medicina Veterinária, Economia, Direito, Instituto Superior Politécnico (cursos de electrónica, informática, arquitectura, construção civil, electromedicina, enfermagem e analises clínicas).

Nas províncias do Bié e Moxico estão em funcionamento a Escola Superior Politécnica. No presente ano lectivo matriculou cerca de sete mil estudantes nos distintos cursos de licenciatura.
in ANGOP de 05.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário