quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cooperativas de jovens empreendedores do Bailundo beneficiam de motorizadas


Pelo menos cinco cooperativas de jovens empreendedores do município do Bailundo, a cerca de 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, beneficiaram hoje, terça-feira, de motorizadas de duas e três rodas respectivamente, num gesto da Associação do Grupo dar a Vida à Vida (AGDVV).
 
A iniciativa da associação enquadra-se nos festejos dos 111 anos desde que Bailundo ascendeu à categoria de Vila, que hoje se assinala, um gesto que estendeu-se igualmente para 30 senhoras zungueiras, tendo cada recebido 15 mil kwanzas, para o incentivo de pequenos negócios, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias desta região.
 
O presidente da Associação do Grupo dar Vida à Vida, Benjamim Kalundindi, assegurou que foram beneficiadas 45 pessoas filiadas nas cinco cooperativas e 30 senhoras zungueiras, que antes participaram numa acção formativa de como iniciar o seu negócio com o micro crédito, bem como saber as formas do reembolso com uma taxa de cinco porcento depois de um ano.
 
O responsável assegurou que a iniciativa será extensiva para os 11 municípios da província do Huambo, tendo já beneficiado mais de dois mil e 800 pessoas dos municípios de Cachiungo, Mungo, Longonjo, Londuimbali e Chinjenje, numa acção que visa contribuir na redução do desemprego no seio da juventude.
 
 A cerimónia de entrega dos meios às associações e às senhoras zungueiras foi orientada pelo vice-governador para o sector social e político do Huambo, Guilherme Tuluka, que enalteceu a iniciativa da associação, já que se junta aos esforços do Executivo no combate ao desemprego no seio da juventude, por forma haver mais rendimento no melhoramento da qualidade de vida das populações.
 
Temos que pensar em comum em acções que permitam o desenvolvimento da província, pondo à disposição dos jovens os meios para que eles possam trabalhar de forma diversificada, porque muitos pensam que o trabalho valorizado está apenas em gabinetes, o meio rural pode também fazer a sua parte”, disse.
 
Guilherme Tuluka recomendou na ocasião os jovens, no sentido de começarem a valorizar tudo aquilo que faz crescer Angola, apostar na agricultura que constitui a base do desenvolvimento de qualquer país, numa altura que o Bailundo possui terras férteis que produz sem grandes utilização de fertilizantes.
 
Na ocasião, o vice-governador procedeu a abertura da feira agropecuária onde estão expostos diversos produtos produzidos nesta região, como a batata-rena, cana de açúcar, soja, arroz, milho, feijão e outros produtos do campo.

in ANGOP de 17.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário