terça-feira, 16 de julho de 2013

Professores devem atender as necessidades individuais de aprendizagem dos alunos

Director da Educação da província do Huambo, Manuel Sampaio do Amaral

Os professores das diferentes escolas da província do Huambo foram aconselhados hoje, segunda-feira, pelo director da educação, Manuel Sampaio do Amaral, a atenderem as necessidades individuais de aprendizagem dos seus alunos.
 
Em declarações à imprensa, o responsável adiantou que deve ser feito um acompanhamento especial aos alunos com dificuldades de audição e de visão, utilizando métodos activos que permitam assimilarem as matérias sem grandes dificuldades.
 
Manuel Sampaio do Amaral informou que, deste modo, será possível criar nas escolas um processo de ensino inclusivo, onde alunos com e sem deficiência aprendem em conjunto e ajudam-se mutuamente a superar constrangimentos de assimilação.
 
Antes o sector criava escolas para alunos com necessidades educativas especiais, mas actualmente a nossa aposta é tornar o ensino mais inclusivo. O isolamento de alunos em instituições de ensino especiais em muitos casos concorre para a marginalização”, referiu.
 
O responsável reconhece ser uma tarefa difícil juntar na mesma sala de aulas alunos com e sem necessidades especiais, mas afirma que o esforço dos professores é que determina o sucesso do processo de ensino inclusivo que está a ser implantando.

in ANGOP de 16.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário