terça-feira, 16 de julho de 2013

Huambo apoia massificação

Director provincial do Huambo da Juventude e Desportos, Carlos Alberto Pires Graça

O director provincial do Huambo da Juventude e Desportos, Carlos Graça, disse que o Governo Provincial vai continuar a apoiar o desporto nas escolas públicas, com vista a massificar a sua prática nos estabelecimentos de ensino.


Carlos Graça falava na cerimónia de entrega de prémios às equipas vencedoras do campeonato provincial interescolar das modalidades de futebol e basquetebol.

O director provincial destacou o facto de os Jogos Interescolares terem por objectivo aumentar e estimular a participação dos alunos em actividades desportivas nas escolas públicas da cidade do Huambo, tendo em conta a importância do mesmo para a saúde e formação dos jovens. 


O ressurgimento da actividade desportiva visa também identificar talentos desportivos nas instituições de ensino, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática do desporto”, sublinhou.

O coordenador do desporto escolar no Huambo, Hélder Henriques, afirmou que a prática desportiva nas escolas,  além de ser um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, deve ser encarada como um fenómeno social, constituindo-se como um instrumento de desenvolvimento nacional. 


O desporto estimula o intelecto, o físico e oferece oportunidades certas de integração social”.

As vencedoras foram as equipas da escola Dom Junqueira, em futebol, e o Instituto Médio de Gestão, em basquetebol. 


Ambas as provas, organizadas pelo núcleo “Ferraz Bomboko”, tiveram início em Abril, com a participação de 12 escolas do nível médio.

in Jornal de Angola de 16.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário