quarta-feira, 31 de julho de 2013

Juventude aponta caminhos para o crescimento do município do Ekunha


A juventude do município do Ekunha, província do Huambo, instou na o Governo a implementar programas que promovam a melhoria das condições socioeconómicas desta camada da população, tendo em conta o seu papel determinante no crescimento do país.
 
A inquietação foi apresentada durante o encontro municipal de auscultação juvenil, promovido pelo Governo, orientado pelo administrador do município do Ekunha, Calixto Casario Tchissaluquila, que juntou 200 jovens daquela região.
 
Na ocasião, os participantes solicitaram o alargamento do programa de iluminação pública, o reforço do combate à delinquência , a criação de unidades bancárias, de escolas nas comunas, entre outras.
 
Outras questões recorrentemente levantadas na sala têm a ver com a definição de novos critérios para os concursos públicos, favorecendo o enquadramento da juventude local, bem como a criação de núcleos universitários.
 
A reabilitação das vias terciárias, o combate ao alcoolismo, o resgate dos valores morais, o reforço do ensino das línguas nativas nas escolas, a necessidade de investimento no desporto e fomento do programa habitacional para os jovens foram também debatidos no encontro.
 
Albino Luvela, estudante, pediu para que se pudesse definir novos critérios para o ingresso na função pública através de métodos que favoreçam os jovens locais, para se evitar a desistência e outros atropelos à legislação laboral.
 
Geraldo Jamba solicitou o alastramento das unidades escolares do ensino primário para que maior por parte da população tenha acesso ao ensino obrigatório com melhor acomodação, para garantir o sucesso académico noutros níveis.
 
O jovem Valeriano Lobito manifestou a necessidade de se aumentar o preço das bebidas alcoólicas para combater o alcoolismo nas comunidades, bem como envolver as autoridades policiais neste processo.
 
João Baptista Kulivela advogou a reabilitação das vias terciárias para possibilitar a circulação de pessoas e bens, promovendo o desenvolvimento socioeconómico da região, tal como Luís Graças de Rosário.
 
A necessidade da massificação do desporto, de modo a preencher os tempos livres da juventude, foi apresentada pelo jovem político Manuel Kapanguila.
 
Ao responder as inquietações dos participantes, o administrador do município da Ekunha, Calixto Casario Thissaluquila, satisfeito com a participação da juventude, disse que poderá estudar “ponto a ponto” cada intenção apresentada para serem submetidas ao Fórum Nacional, de modo que o Executivo seleccione as prioritárias.
 
Aqueles que são do domínio da administração local serão já resolvidas para influenciar o desenvolvimento socioeconómico”, garantiu.

in ANGOP de 31.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário