sexta-feira, 26 de julho de 2013

Huambo está entre as províncias que apresentam alta taxa de malnutrição infantil no país


A província do Huambo ocupa actualmente a quinta posição entre as que apresentam altas taxas de malnutrição infantil no país, facto que deixa preocupado as autoridades sanitárias locais que estimam existir nesta região aproximadamente 17 mil crianças desnutridas.
 
A informação foi avançada, nesta cidade, pelo director provincial da Saúde, Frederico Juliana, que aponta as zonas rurais como as que registam maiores casos de malnutrição infantil, muitos dos quais resultam em mortes.
 
Explicou que a desnutrição em crianças menores de cinco anos é provocada pela dieta alimentar sem qualidade que os pais têm dado aos filhos, sugerido, no entanto, aos responsáveis de famílias a variarem a alimentação.
 
Frederico Juliana realçou também o facto de o Huambo ser a província angolana com uma redução significativa de mortes por malária, já que desde 2010 até ao momento registou-se um decréscimo de 0,15 porcento para 0,03.
 
Este sucesso, segundo o responsável provincial da Saúde, foi alcançado fruto da realização de campanhas de sensibilização sobre o saneamento básico, distribuição gratuita de redes mosquiteiras tratadas com inseticida e a aproximação dos serviços de saúde junto das comunidades.

in ANGOP de 26.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário