terça-feira, 23 de julho de 2013

Capturadas mais de 140 toneladas de pescado no Huambo


Mais de 140 toneladas de pescado foram capturadas no primeiro semestre deste ano, em vários rios da província do Huambo, pelos pescadores filiados em cooperativas e associações, controladas pelo departamento provincial de Pescas, do Ministério da Agricultura.

Ao avançar a informação, apesar de não apresentar dados comparativos em relação ao período homólogo de 2012, o chefe de departamento de pescas do Huambo, Anás Vidro, considerou ser significativa a quantidade capturada.

Pontualizou que o governo está a trabalhar na distribuição de mais embarcações às cooperativas e associações de pescadores.

De acordo com o responsável, a actividade de pesca continental na província está a conhecer melhorias, através do engajamento das quatro cooperativas e 50 associações que trabalham neste processo com o governo.

Desde 2004, a pesca continental está em desenvolvimento na província, com a criação de cooperativas e associações de pescadores. Antes registávamos uma captura anual de apenas seis toneladas e hoje temos 900 toneladas, com a distribuição de embarcações modernas o que está a incentivar a prática da pesca continental principalmente no Ngove, rios Keve e Cunene, assim como em outras áreas onde existem potencialidades piscatórias”, sublinhou.

A direcção provincial de Pesca controla cooperativas e associações de pescadores nas zonas piscícolas do Ngove, Keve, Kuando, Kulenle, Kunene (Chimbundi).

in ANGOP de 23.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário