segunda-feira, 22 de julho de 2013

Abertura do 14º curso de soldados entre os destaques da semana


A abertura do 14º curso de instrução de soldados, a ser frequentado por 1.500 recrutas das 18 províncias do país, que terá a duração de quatro meses, é um dos acontecimentos políticos que marcaram a semana na província do Huambo.
 
O comandante da Região Militar Centro (RMC), general Manuel dos Santos Hilário, salientou, no acto de abertura, que a formação dos jovens para a carreira militar constitui uma tarefa imprescindível para o fortalecimento das Forças Armadas Angolanas (FAA), no sentido de garantir a defesa do território, das instituições legítimas e do património nacional.
 
A semana que hoje finda fica também marcada pela abertura do primeiro curso de actualização e aperfeiçoamento de 60 especialistas das telecomunicações da RMC, que terá a duração de 15 dias, visando potenciar os participantes com ferramentas de telecomunicações em curso nas Forças Armadas Angolanas.
 
Fez também eco a entrevista concedida à Angop pelo director da Polícia de Investigação Criminal, superintendente-chefe Augusto Rodrigues Coelho, que descartou a existência de redes criminosas organizadas na província.
 
O oficial superior da Polícia Nacional explicou que o facto de o Huambo ser uma região que regista algum crescimento económico e social, faz com que meliantes de províncias vizinhas se sintam atraídos para desenvolverem acções delituosas nesta parcela do território nacional.
 
Neste sentido, informou que nos primeiros seis meses deste ano a instituição que dirige remeteu ao Tribunal 2.230 processos criminais, representando um aumento de 487 processos em comparação a idêntico período do ano transacto.
 
A conferência de imprensa realizada pela Jura, organização juvenil da Unita, em saudação ao seu 39º aniversário assinalado a 18 de Julho, também mereceu destaque durante a semana. 
 
Na ocasião, o secretário provincial da Jura, Aurélio Walima Sachimbiali, reiterou o compromisso desta organização com a consolidação da paz e reconciliação nacional, pautando por uma conduta que dignifique a democracia em Angola.
 
Para tal, referiu, os membros da Jura vão continuar a observar os princípios que concorrem para o fortalecimento do estado de direito e democrático.
 
As declarações do segundo secretário do comité do MPLA no município da Caála, Henrique Silvério Catumbela, encorajando os militantes do partido a prosseguirem com as acções de mobilização, tendo em conta a necessidade de aumentar o número de membros, também mereceram realce.
 
O dirigente partidário salientou que o recrutamento de novos militantes, fruto das acções de mobilização, permite dinamizar o comité local do MPLA, tornando-o mais forte.
 
Outro acontecimento relevante foi a realização da 11ª sessão plenária ordinária do comité do MPLA no município do Huambo, que visou fazer o balanço das actividades políticas, sociais e económicas desenvolvidas durante o II trimestre deste ano.
 
Orientando pelo secretário municipal, Hilário Lussenge, o encontro analisou ainda o grau de cumprimento do cronograma de actividades da comissão de disciplina e auditoria, assim como o balanço das actividades da administração local nos últimos três meses.
 
Na sessão de encerramento, os participantes foram exortados a contribuírem com nas acções tendentes à materialização do programa de governação do partido, bem como na execução das tarefas político-partidárias das estruturas de base.

in ANGOP de 22.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário