quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Acções no Huambo são bons exemplos


O secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Simão Helena, elogiou o desempenho do governo da província do Huambo na materialização das directrizes emanadas pelo Executivo
.
De acordo com Simão Helena, que durante uma semana percorreu os onze municípios da província para identificar o grau de execução das tarefas do governo no que respeita ao programa de combate à pobreza, reconheceu que “o Huambo é um exemplo a seguir”. 

O responsável considerou os sectores da educação, saúde e execução de obras das vias secundárias e terciárias como fundamentais para o desenvolvimento da região do Planalto Central. 


Vamos relatar ao Presidente da República que no Huambo o trabalho de execução do programa de combate à pobreza está a dar passos bastante seguros, sendo o sector da educação e da saúde exemplos firmes, com a construção de escolas e hospitais bem planificados, que vão seguramente trazer progresso à região. As obras de recuperação de pontes, pontecos e de vias secundárias e terciárias também estão no bom caminho e quando concluídas vão ajudar bastante na circulação da população”, disse. 

Simão Helena destacou ainda a obra dos 75 quilómetros de estrada entre as localidades da Catata e do Cusse, no município da Caála, que contempla a ponte sobre o rio Calai, na Estrada Nacional 354, uma obra importante na ligação entre o Huambo e a  Huíla.
Comissão técnica

Recentemente, a Comissão Intersectorial de Apoio à Política Social do Conselho de Ministros visitou empreendimentos sociais nos municípios do Bailundo e do Huambo, para avaliar o seu funcionamento.

Chefiada pela assessora para os Assuntos Sociais do Vice-Presidente da República, Ana Paula dos Santos Correia Victor, a delegação iniciou a jornada no município do Bailundo, onde verificou o andamento das obras da nova centralidade, com três mil casas.


A delegação inspeccionou as condições de funcionamento dos Hospitais Municipais, da Missão Evangélica do Chilume, do Centro Materno Infantil do Centro Comunitário Educacional e as obras da escola com 26 salas. 


Na cidade do Huambo, a equipa, que integra os secretários de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, da Educação, Narciso Benedito, e do Ensino Superior, António André Miguel, visitou as futuras instalações da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Fiscalização de projectos

O director do Gabinete de Estudos e Projectos (GEP) do governo provincial do Huambo, Victor Chissingui, considerou que a visita do Grupo Técnico serve para acompanhar, identificar e fiscalizar os projectos locais, impulsionar o desenvolvimento social e económico da região. Ana Paula dos Santos Correia Victor disse à imprensa que a delegação faz parte do Grupo Técnico de apoio à política social e está na província para constatar os problemas que a população enfrenta. 

A agenda da  Comissão Intersectorial de Apoio à política Social do Conselho de Ministros incluiu visitas ao Centro Ortopédico, Museu Regional, escolas do ensino primário, Centro de Artes e Ofícios dos Antigos Combatentes e o Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem.

 
No Huambo, o governo provincial recuperou nos últimos anos várias infra-estruturas sociais que estão a ajudar a promover o progresso.


in Jornal de Angola de 28.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário