terça-feira, 27 de agosto de 2013

Violência doméstica está a aumentar no município da Caála


Os casos de violência doméstica estão a aumentar no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, facto que está a obrigar a secção da família e promoção da mulher a intensificar as suas acções para banir este fenómeno. 

O facto foi dado a conhecer pela responsável municipal da família e da promoção da mulher, Ermelinda Nazaré Paula, tendo informado que durante os primeiros 22 dias deste mês foram registados 29 casos de violência doméstica, cifra muito acima da registada no mês anterior.

Explicou que estes casos caracterizaram-se por fuga à paternidade, ofensas morais, privações de bens, abandono de lares e agressões físicas.

A chefe da secção da família e da promoção da mulher neste município disse que, em virtude deste aumento de casos, começou a ser intensificado no mês passado o programa de luta contra a violência doméstica, para garantir a estabilidade social e a preservação constante da paz nos lares.

Ermelinda Paula fez saber que o processo de sensibilização está a consistir na realização de palestras sobre a lei contra a violência doméstica, direitos humanos e o aconselhamento das famílias que forem lesadas.

Estão envolvidos nesta actividade igrejas, autoridades tradicionais, o tribunal municipal, a Polícia Nacional e organizações da sociedade civil.

Referiu que de Janeiro a Julho deste ano foram registados 128 casos de violência doméstica, perfazendo uma média de 18,2 casos por mês.

in ANGOP de 27.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário