terça-feira, 27 de agosto de 2013

Educação e ensino transmitem novos conhecimentos ao homem


A educação e o ensino, enquanto pilares fundamentais para a formação do cidadão, transmitem ao homem novos conhecimentos científicos, tecnológicos e valores exigidos pela própria sociedade.

O apelo é do padre Daniel Nogueira Chimbulungunjo, quando discursava na abertura das VII jornadas agostinianas, a decorrerem até ao dia 31 do mês em curso, tendo realçado que a abertura de novos conhecimentos ao homem possibilita que se compreenda, através da sua forma de pensar e agir.

Considerou imprescindível a existência de uma interligação de transmissão motivadora e uma outra de recepção transformadora de conhecimentos, para que o estudante ao sair fora de si possa se expor aos outros, manifestando a sua riqueza interior, adquirida nos campos da educação e da intelectualidade.

Sublinhou ainda que o ensino e a aprendizagem devem ser, acima de tudo, um estado da livre discussão organizada, no sentido de que a legitimidade conjunta dê origem a legitimidade de exercício, fazendo com que todos os cidadãos sejam responsáveis na criação de identidades consentâneas.

Estas jornadas agostinianas, que visam celebrar o 28 de Agosto, data dedicado ao padroeiro da referida escola, Santo Agostinho, tem por objectivo colocar no fundo a dignidade do homem que constitui o suporte de toda a actividade que se realiza numa determinada sociedade e no mundo.

Ao longo do evento serão analisados temas como “a pessoa como dom e suporte dos valores na sua dimensão inter-sujectivo-comunitária”, “a escola como espaço de convivência pacífica numa sociedade democrática”, “educação como fonte da liberdade individual e colectiva”  e “o educador, promotor da maturação e da naturalidade humana do estudante”.

in ANGOP de 27.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário