quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Artista plástico Hildebrando de Melo expõe "Deus"

Hildebrando de Melo

 Deus” é o título da exposição do artista plástico angolano Hildebrando de Melo “HM” que estará patente de seis a 27 de Setembro deste ano no Museu de História Natural, em Luanda.
 
Nos onze trabalhos de pintura e 10 desenhos produzidos a base de técnicas mistas, dentre as quais acrílico sobre tela e desenhos sobre papel, o artista debruça-se sobre “Deus”, exibindo imagens de insectos com o fim de demonstrar que estes seres minúsculos têm a sua relevância na vida do globo terrestre.
 
Para Hildebrando de Melo, que falava à Angop, os insectos são seres ínfimos que existem na natureza e ao mesmo tempo importantes, apesar de que muitas vezes esmagamo-los.
 
Imaginemos que Deus também nos esmagasse. Daí ter escolhido os insectos, pois sem eles não teríamos a natureza e causaria um desequilíbrio muito grande. Então é esta a grande relação entre insectos, Deus, homem e toda a natureza que retrato nas minhas obras”, asseverou.
 
Esta mostra é, deste modo, apontou, um convite para a problemática de Deus e do meio ambiente que todos os dias está-se a degradar.
 
Ao longo destes anos e milénios falamos de Deus. Constatar que no meio de múltiplas religiões oramos por um só Deus, o mesmo Deus dos budistas, católicos e muçulmanos”, salientou.
 
Já a curadora alemã Nadine Siegert, no catálogo da exposição, diz que Hildebrando de Melo desenvolve narrações de conflitos entre o bem e o mal. “Elas aparecem fortes e vulneráveis ao mesmo tempo, como adolescentes imaturos nos seus anos de puberdade, entre a vaidade e auto-destruição”, indicou.

De 32 anos e natural do Huambo, Hildebrando de Melo “HM” participou em seminários com curadores estrangeiros de países como África do Sul, Estados Unidos da América e Alemanha.
 
É autor de seis exposições individuais e participações em várias amostras colectivas feitas em países como Angola, Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América.
 
Vencedor do Prémio Ensarte/2004, na categoria “Juventude”, uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), é igualmente detentor de um galardão do concurso “Sona Desenhos na Areia” da empresa norueguesa do ramo dos petróleos Nosk Hydro.

in ANGOP de 22.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário