sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projecto de Sorriso dá primazia a formação dos professores


Com o objectivo de dotar os professores do ensino primário da província do Huambo de conhecimentos básicos sobre saúde bocal, o projecto Sorriso vai continuar a dar primazia a formação dos professores, para que transmitam aos alunos a importância da higiene bocal.

O facto foi dado a conhecer pela coordenadora geral do projecto, Sarah Leandro, durante o encerramento da oficina sobre saúde bocal, do qual participaram 44 professores em representação de diversas escolas primárias desta região.
Explicou que uma vez formados os professores mais fácil será envolve-los nas acções que visam promover a higiene bocal nos estabelecimentos de ensino, visando combater as doenças causadas por falta de observância das regras básicas de saúde bocal.
Sarah Leandro informou que através das oficinas de formação, os professores serão orientados a aplicarem de forma regular, durante as suas aulas, os conhecimentos adquiridos para prevenir doenças dentárias.
A formação de professores em saúde bocal faz parte da nossa prioridade, para que a higiene bocal possa fazer parte das aulas no ensino primário”, argumentou.
O projecto Sorriso, da Direcção Provincial de Saúde, é executado pela AMOSMID (empresa privada angolana de gestão em saúde) e realiza actividades de atendimento estomatológico, prevenção e promoção de saúde bucal nas escolas do ensino primário desta região, levantamento epidemiológico da cárie dentária e atendimento de estomatologia em consultório eléctrico portátil que é montado nas escolas.
Ainda no âmbito da prevenção e promoção da saúde bucal nas escolas do ensino primário, o projecto distribui escovas dentais e creme dental fluoretado, realiza igualmente a aplicação de bochecho de flúor (grande aliado na prevenção da carie), assim como a escovação dental supervisionada para cada um dos alunos.
in ANGOP de 30.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário