segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Encontro provincial de auscultação aos jovens é o destaque da semana no Huambo

 Mpinda Simão, ministro da Educação 

Apesar dos vários acontecimentos noticiosos ocorridos ao longo da semana, a realização  do encontro provincial de auscultação da juventude, presidido pelo ministro da Educação, Mpinda Simão, constituiu o maior destaque nos últimos sete dias na província do Huambo

.O ministro reiterou, na ocasião, o compromisso do Governo no tocante à inclusão da juventude em vários sectores com vista a assegurar a harmonia, a paz e a estabilidade, tendo em conta o desenvolvimento sustentável do país.


Perante os jovens, em representação dos 11 municípios desta província, Mpinda Simão disse que o Governo tem consciência que as preocupações da juventude estão ligadas à falta de emprego, de escolas, entre outras, assegurando que as mesmas estão entre as prioridades nas políticas de desenvolvimento socio-económico do país.

Outro assunto que mereceu destaque na semana tem a ver com a realização da 8ª reunião extraordinária de balanço do I período do ano de instrução 2013/2014 das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Ao encerrar o evento, o chefe do Estado-Maior General adjunto das FAA para a educação patriótica, general Egídio de Sousa Santos, referiu que a actividade permitiu transmitir aos participantes uma visão clara e aproximada da realidade das tropas nas unidades militares.

A apresentação de 17 ex-militantes da Unita na província do Huambo que ingressaram, quinta-feira, ao MPLA, fruto das acções de mobilização que têm sido desenvolvidas por este partido visando o recrutamento de mais membros, também fez manchete nesta semana.

Não menos importante foi a visita de constatação que o secretário para os assuntos sociais do Presidente da República, Francisco Simão Helena, efectuou, tendo, no final da mesma, considerado positivo o grau de execução física das obras de impacto social em curso nesta região.

Admitiu que em termos de execução a província demonstra indicadores acima da média, em comparação a outras  regiões por ele visitadas.

A semana que hoje finda fica também marcada pela inauguração de uma ponte alternativa com capacidade para suportar 35 toneladas, na estrada nacional 354 que liga as províncias do Huambo e da Huíla.

A infra-estrutura metálica, erguida em dois meses, possui 36 metros de cumprimento e 4,20 de largura, tendo custado oito milhões de kwanzas.

Coube ao secretário para os assuntos sociais do Presidente da República, Francisco Simão Helena, o corte de fita da praxe. O mesmo sublinhou, na ocasião, tratar-se de uma infra-estrutura importante para as trocas comerciais e para o crescimento sustentável da região sul do país, com realce para as províncias do Huambo e da Huíla.

O lançamento da 1ª pedra para a reabilitação da ponte sobre o rio Congue, que liga a cidade do Huambo ao mercado informal da Quissala, um dos maiores a céu aberto no país, com quase 11 mil vendedores, também constituiu destaque a par da realização da 1ª reunião de balanço da comissão provincial de desarmamento.

Nesta reunião, o coordenador executivo da subcomissão técnica, subcomissário Manuel de Assis Neto, informou que de Janeiro até ao corrente mês foram recolhidas, na província, 14.752 armas de fogo que se encontravam em posse ilegal de cidadãos civis.

No mesmo período, a cidade do Huambo foi palco da reunião dos directores provinciais da Hotelaria e Turismo, incluindo os chefes de departamento e empresários nacionais que analisaram a preparação da bolsa internacional de Turismo Angola/Okavango, a ser realizada em Luanda (capital angolana) em Outubro.

in ANGOP de 26.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário