quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Analfabetismo representa uma ameaça para a humanidade

Manuel Sampaio Amaral, director provincial do Huambo da Educação

O analfabetismo foi considerado, na província do Huambo, pelo director provincial da Educação, Manuel Sampaio Amaral, como uma grande ameaça para a humanidade, por destruir a auto-estima e aniquilar a motivação do ser humano.

 Manuel Sampaio do Amaral fez esta afirmação na cerimónia de abertura das jornadas comemorativas do Dia Internacional da Alfabetização, a assinalar-se a 8 deste mês.

O responsável incentivou os cidadãos adultos que não sabem ler e escrever a frequentarem as aulas de alfabetização.

Deu a conhecer, na ocasião, que o combate ao analfabetismo e o programa de aceleração escolar  são prioridades do governo, por serem os meios através dos quais os indivíduos iniciam o processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo  matemático.

Manuel Sampaio do Amaral salientou que o plano estratégico para a revitalização da alfabetização, em curso desde 2012, está a decorrer sem constrangimentos, contando com o apoio de igrejas, organizações comunitárias e Forças Armadas Angolanas.

Felicitou ainda os alfabetizadores do Huambo pelo engajamento no processo de erradicação do analfabetismo no seio da população.

Informou que durante a 1ª fase do processo de alfabetização, ainda em curso, foram matriculados 27 mil alunos nos módulos I, II e III, que correspondem a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª classes.

O acto provincial da abertura das jornadas comemorativas do Dia Internacional da Alfabetização decorreu na vila comunal da Chipipa, 21 quilómetros a norte da cidade do Huambo.

in ANGOP de 05.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário