quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Saúde oral chega às escolas


Mais escolas primárias do Huambo beneficiam, a partir do próximo ano lectivo, do programa de saúde bucal, no âmbito do Projecto “Sorriso”, levado a cabo pelas autoridades governamentais, em parceria com a Organização Não-Governamental AMOSMID.

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Manuel Sampaio do Amaral, referiu que o projecto está a priorizar as escolas rurais, uma acção que conta com o apoio das autoridades, tendo em conta a importância do combate às doenças dentárias.

O responsável salientou que a implementação do projecto vai a­judar a incutir nas crianças o hábito de higiene bucal e diminuir as doenças da boca.


O director provincial reconheceu que o Projecto Sorriso, através do seu programa de saúde bucal, é um parceiro bastante útil do Governo no tocante à saúde escolar, que tem o ensino primário como base.


Sublinhou que os resultados do projecto nas escolas primárias têm sido positivos, não apenas pela parte dos alunos, mas também dos encarregados de educação, reforçando a necessidade de estendê-lo a mais escolas da província.

A coordenadora geral do projecto, Sarah Leandro, disse que, nos últimos três anos, foram realizadas 2.873 palestras sobre saúde bucal em 235 escolas públicas do ensino primário, nos 11 municípios da província do Huambo.


Avançou que, no mesmo período, foram distribuídos 187.302 kits de saúde bucal, como escovas e cremes dentais, enquanto 133 mil crianças foram orientadas a como escovar os dentes de forma correcta, receberam informação sobre cuidados básicos, tendo muitas sido submetidas a tratamento destinado a restauração e de extracção de dentes. 


Sarah Leandro disse que a nível da clínica móvel de estomatologia, entregue pelo Governo provincial, em princípios deste ano, realizaram-se 1.783 consultas de especialidade, quer nas escolas, quer em feiras de saúde feitas pela direcção da Educação. 

Ainda no âmbito da prevenção de doenças e promoção da saúde bucal nas escolas, o projecto distribui escovas dentais e creme dental fluoretado, realiza igualmente a aplicação de bochecho de flúor, grande aliado na prevenção da cárie, assim como a escovação dental supervisionada para cada um dos alunos.

Ao apresentar os resultados obtidos nas comunas do Sambo e Samboto, na Chicala Cholohanga, Sarah Leandro disse que muitas pessoas, principalmente nas zonas rurais, padecem de enfermidades dentárias, por não darem importância à saúde bucal.

O Projecto “Sorriso” é um programa de saúde bucal do governo do Huambo, executado há cinco anos pela AMOSMID, empresa pri­vada angolana de gestão de saúde, que realiza actividades de atendimento estomatológico, prevenção e promoção de saúde bucal nas escolas do ensino primário da província. 

A coordenadora do projecto disse que a instituição tem dado primazia à formação dos professores, com o objectivo de dotá-los de conhecimentos básicos sobre saúde bucal, para que transmitam aos alunos a sua importância para a saúde humana.

Sarah Leandro informou que, através das oficinas de formação, os professores serão orientados a aplicarem de forma regular, durante as suas aulas, os conhecimentos adquiridos para prevenir doenças dentárias.


in ANGOP de 04.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário