sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Assalto à final


Habituado a jogar em ambientes adversos, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol procura esta noite (19h30) carimbar o passaporte rumo ao Campeonato do Mundo, a decorrer em Espanha, em 2014, quando defrontar a similar da Costa do Marfim, em desafio referente à segunda meia-final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

Depois de ter deixado nos quartos-de-final os marroquinos, a quem venceram de forma convincente por 95-73, os decacampeões têm a nobre missão de alcançar o primeiro objectivo no Afrobasket 2013, que passa pela qualificação para o mundial, e quis o destino que os anfitriões cruzassem o caminho dos actuais vice-campeões africanos.

A partida de mais logo serve de acerto de contas, dado que o combinado nacional tinha batido os costa-marfinenses na final do Campeonato Africano das Nações de 2009, competição que teve como palco as cidades de Tripoli e Bengazi, Líbia. 

A Costa do Marfim, que investiu seriamente para conquistar o seu terceiro ceptro continental, afastou nos quartos-de-final o seleccionado dos Camarões, que à semelhança da Nigéria, Cabo Verde e Marrocos vão disputar hoje as classificativas do quinto ao oitavo lugar.

Dos seis candidatos apontados inicialmente, apenas Angola, vice-campeã africana, Costa do Marfim, país anfitrião, Egipto, sensação da prova, e o Senegal mantêm acesa a chama da conquista do título africano, ao contrário da Nigéria e Camarões que se “afundaram” nos quartos-de-final.

A Selecção Nacional, hoje, ao que tudo indica, já se reencontrou, depois das exibições menos conseguidas, realizadas na fase preliminar da competição, e vai enfrentar dois oponentes, o adversário propriamente dito e o público. Ontem, na única sessão de treino, foram revistas as estratégias a serem utilizadas na partida de mais logo.

O factor casa não vai ser seguramente um factor inibidor do cinco nacional, já que dos dez títulos conquistados, apenas três arrebatou na condição de país anfitrião.

Os decacampeões africanos vão apostar mais uma vez na coesão defensiva, para além da eficiência no ataque, para travar a fúria dos Elefantes, designação oficial da selecção da Costa do Marfim.

Paulo Macedo pode apostar no mesmo cinco que colocou frente a Marrocos: Carlos Morais, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e Eduardo Mingas.

Apesar de reconhecerem o potencial da Selecção Nacional, dez vezes campeã africana, com várias presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, os costa-marfinenses estão dispostos a vergar logo mais os decacampeões africanos.

Na primeira meia-final, a ser jogada a partir das 17h00, o surpreendente Egipto vai medir forças com o Senegal, selecção que eliminou o eterno candidato ao título africano, no caso, a Nigéria. Os nigerianos não tiveram força suficiente para vergar os senegaleses, que venceram por um escasso ponto (64-63).


Selecção Nacional entre os favoritos

Angola é o único país de expressão portuguesa que conseguiu o apuramento às meias-finais da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição que encerra amanhã, com a disputa da final e das classificativas do terceiro e quarto lugar.

A selecção de Cabo Verde, medalha de bronze do Afrobasket de 2007, prova realizada em cinco cidades de Angola, Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo, sucumbiu diante do Egipto, por 73-74, deixando a Selecção Nacional entre a Costa do Marfim, Senegal e Egipto. Os cabo-verdianos, que pretendiam repetir a proeza do Afrobasket de 2007, acabaram por deixar sozinho o cinco nacional, que mais uma vez vai procurar vencer.

Das quatro selecções que vão disputar a partir de hoje o passe de acesso à final da edição número 27 do Afrobasket, o Egipto acaba por ser a grande surpresa, depois de ter ocupado o último lugar do Grupo A da fase preliminar, com apenas três pontos, fruto de três derrotas.

MC


Base Armando Costa está confiante no título


O internacional angolano Armando Costa está confiante na conquista da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição que amanhã fecha as sua cortinas com a disputa da final.

O tricampeão africano negou categoricamente que a Selecção Nacional se tenha reencontrado apenas a partir dos oitavos-de-final. Para Armando Costa, a coesão da equipa sempre existiu, pelo que o combinado nacional foi reagindo muito em função do valor dos adversários que foram surgindo.

Nós nunca estivemos desencontrados. Durante a primeira fase fomos reagindo em função do peso dos adversários e agora que estamos na fase do mata-mata também estamos a reagir de forma diferente, mas isto não significa que estávamos desencontrados, muito pelo contrário, existe uma coesão muito grande”, asseverou Armando Costa, atleta que fez a sua estreia numa fase final de Campeonato Africano das Nações em 2005, em Argel, capital da Argélia, sob comando do luso-guineense Mário Palma. Armando Costa e Milton Barros são os atletas que têm a missão de conduzir o jogo ofensivo dos decacampeões..

Por sua vez, Joaquim Gomes “Kikas”, hexacampeão africano, afirmou que as exibições patenteadas pelo cinco nacional nos oitavos-de-final e nos quartos, vão permitir à Selecção Nacional encarar a partida de mais logo com maior naturalidade, apesar da pressão caseira.

Estamos mais confiantes e penso que daqui para a frente só teremos que jogar aquilo que sabemos e sairmos daqui com o troféu de campeão africano”, garantiu Gomes “Kikas”.

in Jornal dos Desportos de 30.08.2013

Moto-taxistas aconselhados a ter domínio do código de estrada


O secretário provincial da JURA no Huambo, Aurélio Walima Sachimbiali, aconselhou,naquela cidade, os moto-taxistas a terem domínio do código de estrada.

Aurélio Walima Sachimbiali proferiu estas palavras quando falava numa conferência de imprensa sobre o Programa de Auscultação à Juventude, com vista a redução dos acidentes causados por estes meios na província do Huambo.

De acordo com o responsável juvenil, só com transmissão das regras de trânsito será possível diminuir substancialmente o número de vítimas mortais e de feridos nas estradas, provocados pela não observância do código de estrada por parte dos motociclistas e automobilistas, em geral.

Portanto, considera-se imprescindível a criação de centros específicos para sua formação e sensibilização sobre a observação das regras rodoviárias”, sublinhou.

in Rádio N'Gola Yetu de 30.08.2013

Obra literária "Miscelânea Kamutra" é apresentada sexta-feira

Henrique Mateus Cacueia Salomão

A obra literária intitulada "Miscelânea Kamutra", da autoria do escritor Henrique Mateus Cacueia Salomão, vai ser apresentada sexta-feira aos amantes da literatura angolana residentes na província do Huambo.
O autor do livro, em nota enviada hoje, explica que os leitores vão encontrar textos narrados com nostalgia de quem está distante da sua terra natal.
Informou também que para melhor compreensão do livro importa que os que o adquirirem se situem no contexto em que os poemas foram escritos, num período em que o autor se encontrava em formação no exterior do país.
“A ânsia de voltar à pátria amada, de rever o meu amor e as ruas onde passei a infância, qual tartaruga que volta ao lugar da sua nascença para ovar, transformou-me em poeta”, lê-se na nota.
Em “Miscelânea Kamutra”, o escritor Kaypuluya, pseudónimo literário de Henrique Mateus Cacueia Salomão, estão também descritos aspectos políticos, situação social do país e o papel da igreja na moralização da sociedade.
Henrique Salomão, nascido em 1986 no município do Lobito, província de Benguela, é escritor, poeta e cronista. Foi presidente da associação dos estudantes angolanos na Argélia, durante o tempo em que esteve a estudar naquele país.
in ANGOP de 30.08.2013

Projecto de Sorriso dá primazia a formação dos professores


Com o objectivo de dotar os professores do ensino primário da província do Huambo de conhecimentos básicos sobre saúde bocal, o projecto Sorriso vai continuar a dar primazia a formação dos professores, para que transmitam aos alunos a importância da higiene bocal.

O facto foi dado a conhecer pela coordenadora geral do projecto, Sarah Leandro, durante o encerramento da oficina sobre saúde bocal, do qual participaram 44 professores em representação de diversas escolas primárias desta região.
Explicou que uma vez formados os professores mais fácil será envolve-los nas acções que visam promover a higiene bocal nos estabelecimentos de ensino, visando combater as doenças causadas por falta de observância das regras básicas de saúde bocal.
Sarah Leandro informou que através das oficinas de formação, os professores serão orientados a aplicarem de forma regular, durante as suas aulas, os conhecimentos adquiridos para prevenir doenças dentárias.
A formação de professores em saúde bocal faz parte da nossa prioridade, para que a higiene bocal possa fazer parte das aulas no ensino primário”, argumentou.
O projecto Sorriso, da Direcção Provincial de Saúde, é executado pela AMOSMID (empresa privada angolana de gestão em saúde) e realiza actividades de atendimento estomatológico, prevenção e promoção de saúde bucal nas escolas do ensino primário desta região, levantamento epidemiológico da cárie dentária e atendimento de estomatologia em consultório eléctrico portátil que é montado nas escolas.
Ainda no âmbito da prevenção e promoção da saúde bucal nas escolas do ensino primário, o projecto distribui escovas dentais e creme dental fluoretado, realiza igualmente a aplicação de bochecho de flúor (grande aliado na prevenção da carie), assim como a escovação dental supervisionada para cada um dos alunos.
in ANGOP de 30.08.2013

Técnicos de enfermagem aprendem mais sobre malária no Longonjo


Quinze técnicos de enfermagem de distintas unidades sanitárias do município de Longonjo, 64 quilómetros da cidade do Huambo, participaram nesta quinta-feira numa acção formativa sobre prevenção e tratamento da malária.

Promovida pela Direcção Provincial da Saúde, em parceria com a organização não-governamental Mentor, a mesma teve como formador o supervisor provincial do Programa de Luta e Controlo da Malária, Amândio Natito.
Durante a formação, foram abordadas questões relativas ao diagnóstico diferencial, tipos de malária, história do doente e interpretação do ciclo do plasmódio.
Esta é a segunda formação que se realiza neste município sobre malária. A última decorreu em Maio.
in ANGOP de 30.08.2013

OMA promove ciclo para consolidar direitos da mulher


Um ciclo de sensibilização está em curso no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, numa iniciativa do secretariado local da OMA que visa promover a consolidação dos direitos das mulheres.
Ao anunciar hoje o facto, durante a X assembleia desta organização feminina do MPLA, a responsável municipal da OMA, Cândida Sambambi, disse que tal ciclo decorre em todas as estruturas de base e comités comunais.
Informou que até ao momento foram sensibilizadas 4.670 pessoas, nas comunas da Calenga, Cuima, Catata e sede do município.
Nesta assembleia, as participantes abordaram temas sobre a vida política nas organizações de base da OMA.
in ANGOP de 30.08.2013

Empossados novos chefes de secções da administração da Caála


Cinco novos chefes de secções da administração do município da Caála, província
do Huambo, foram empossados nesta quinta-feira, em cerimónia presidida pelo administrador local, Miguel Somakessenje.
Tomaram posse Aurélio Pacheco, chefe da secção para os assuntos sociais e económicos da administração da comuna do Cuima, Luciana Jamba, directora do gabinete do administrador, Edson Mateus, chefe da secção administrativa e finanças, e José Gomes Matias Canhongue, chefe da secção de energia da administração do municipal.
Após terem assinado o termo de início de funções e feito o juramento de honra, o administrador municipal, Miguel Somakessenje, pediu aos mesmos maior dedicação para a concretização dos objectivos do Estado, consubstanciados no bem-estar das populações.
Anunciou para breve a realização de uma formação para os quadros empossados, a fim de que tenham habilidades suficientes para realizar um trabalho considerável e organizado que contribuía no melhoramento laboral da administração pública neste município.
in ANGOP de 30.08.2013

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Emitidos mais de mil passaportes em três meses no Huambo


Mil e 50 passaportes foram emitidos entre os meses de Junho e Agosto deste ano pelos Serviços de Migração e Estrangeira (SME), na província do Huambo, mais 40 em comparação com o mesmoperíodo do ano anterior.


De acordo com o director do SME no Huambo, Alberto João Dassala, os comerciantes e cidadãos que desejam gozar férias ou deslocarem ao exterior do país para estudar são os que mais têm solicitado a emissão de passaportes.


O responsável do SME disse ainda que durante estes três meses, foram prorrogados 258 vistos, entre ordinários e turistas, de cidadãos estrangeiros residentes nesta província.


Alberto Dassala informou que a província do Huambo não regista grande incidência de imigração ilegal, apesar de ser utilizada por estrangeiros que desejam fixar-se nas províncias do Bié e Kuando Kubango.


in O País de 29.08.2013

Bastonário dos advogados confere cédulas aos novos profissionais

Inglês Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto, é aguardado sábado na cidade do Huambo, para conferir cédulas definitivas a três novos advogados.

Em declarações o coordenador do núcleo provincial da Ordem, Albino Sinjecumbi, deu a conhecer que além dos advogados, 13 estagiários vão também receber cédulas, sendo nove do Huambo e quatro do Bié.

Albino Sinjecumbi revelou que com este processo, pretende-se fazer transitar a província do Huambo à categoria de Conselho Regional da Ordem dos Advogados.

Há esta intenção da Ordem de fazer com que o Huambo se torne num Conselho Regional, o que pensamos vai engrandecer a actividade dos profissionais”, sublinhou.

in O País de 29.08.2013

Novas centralidades são entregues este ano


As novas centralidades do Lossambo, Caála e Bailundo, na província do Huambo, estarão concluídas no final do ano, soube o Jornal de Angola de fonte oficial.

As três empreitadas, inseridas no “Projecto Horizonte, Minha Casa”, vão comportar nesta primeira fase do projecto um total de nove mil fogos habitacionais: Foram já executados mais de 60 por cento da obra.

O chefe para a área comercial e marketing da Kora Angola, empresa responsável pela edificação das obras das três centralidades, Bernardo Florindo das Mercês, disse ao Jornal de Angola que a sua organização não tem poupado esforços para que, até final de 2013, se cumpram as metas definidas para a primeira fase do projecto. 

 
Explicou que, para a primeira fase, está prevista a construção de duas mil moradias para a localidade do Lossambo, município do Huambo e neste momento estão concluídas acima de 1.500 casas, quatro mil na centralidade da Caála, estando já construídas mais de 2.500 residências, entre apartamentos e vivendas térreas e três mil para o município do Bailundo.  


Quanto ao critério de aquisição de moradias paras as três centralidades, Bernardo Florindo das Mercês disse que ainda não estão definidos, mas afirmou que a Kora Angola tem estado a manter conversações com o Fundo de Fomento Habitacional e outras instituições do Estado que velam pela gestão das centralidades no país, para que sejam encontradas as formadas mais adequadas para a comercialização das residências.

No que toca às três mil casas para serem construídas na comuna da Chipipa, município do Huambo, Bernardo Florindo das Mercês disse que não existe um prazo para a sua edificação, já que estudos realizados aos solos da região concluíram um outro tipo orientação em matéria de engenharia.


O projecto das três centralidades prevê ainda a construção de centros de saúde, espaços verdes e de lazer, escolas, parques infantis, lojas, postos policiais e outros serviços básicos essenciais. Foi bastante aplaudido por membros da União dos Sindicatos de Trabalhadores da província, que realizaram uma visita guiada à centralidade do Lossambo. 


De acordo com o líder da UNTA no Huambo, António Segunda, a visita foi profícua e serviu para que os sindicalistas, muitos deles jovens em busca da  concretização do sonho da “casa própria”, tomassem conhecimento do programa que o Executivo dispõe para solucionar o problema habitacional da juventude no Planalto Central.

in Jornal de Angola de 29.08.2013

Morro do Moco uma lenda por desvendar


O Morro do Moco, que concorre na Categoria de Grande Relevo no concurso nacional sobre as Sete Maravilhas Naturais de Angola é, para os habitantes da região, uma lenda ainda por desvendar.

O Morro, que conserva o título de ponto mais alto do país, com 2.620 metros de altitude, localiza-se na zona limítrofe entre as comunas do Londuimbali e Ekunha, a noroeste da cidade do Huambo.

O Moco conserva muitos e valiosos recursos faunísticos e minerais que, aliados ao seu incomparável relevo, fazem dele um lugar de referência na região e no país e a preferência de muitos turistas nacionais e estrangeiros.


Com o objectivo de promover a sua candidatura a Sete Maravilhas de Angola, profissionais de distintos órgãos de comunicação social públicos escalaram o ponto mais alto de Angola, num exercício que durou pouco mais de uma hora, para constatar a realidade do Morro Moco. 

 
Acompanhados por Venâncio Pires Pessela, Adelino César e Alberto Henriques Kamenhe, este último já a rondar os 60 anos, residentes na aldeia de Kandjonde, os profissionais do Jornal de Angola receberam, em cada passo, explicações detalhadas sobre o Monte.


Para atingir o cume foi necessário percorrer, desde a vila da comuna do Ussoque, município do Londuimbali, 27 quilómetros. 


A via de acesso ao Morro está totalmente degradada, constituindo mais um desafio a vencer para se chegar ao pico.


Mesmo fazendo-se transportar num moderno e potente jipe de marca Toyota Land Cruiser, os jornalistas tiveram de suportar os fortes solavancos, causados por enormes crateras abertas na estrada que dá acesso ao Morro.  


O Monte tem 85 hectares de floresta de montanha, com abundantes e variadas espécies de animais, como macacos, serpentes, coelhos, cabras do mato, javalis aquáticas e até de espécies raras, como Francolim de Swierstra, que fazem das cavernas e grutas do morro o seu refúgio. 
 
Do ponto de vista turístico, o relevo apresenta a sua forma natural e sustentável, por isso todos os finais de semana membros de associações religiosas, estudantis, excursionistas de distintos pontos do país e estrangeiros visitam a área para verem de perto as maravilhas que proporciona. 


História da aldeia

O soba da aldeia Kandjonde, Amândio Kapu, localidade adjacente ao monte, disse aos jornalistas que  a designação Moco deriva da expressão “Omoko”, termo em língua local umbundu que em ­português significa faca. Conta a história que certo dia, um caçador perdeu a sua única faca (omoko), durante a sua actividade no monte, e que de regresso à aldeia convidou alguns homens para o ajudarem a encontrar o seu artigo, tão valioso para a caça.

Aconteceu que, todos os homens que o acompanharam no dia seguinte ao morro à procura da faca acabaram desaparecidos e nunca mais regressaram à aldeia, incluindo ele próprio.


Os moradores da aldeia, preocupados com a situação do desaparecimento dos homens e do caçador no morro, perguntavam-se sobre o que teria levado o caçador e alguns homens da aldeia ao monte. Os que sabiam respondiam: “Foram à procura da faca (omoko) na montanha".  A partir dessa altura o morro tomou o nome de Moko, e em português ficou conhecido por Moco. 

Sem avançar um horizonte temporal, o soba afirmou que ocorreu este acontecimento, mas que pela importância histórica que ostenta torna-se necessária a sua exaltação por constituir uma mais-valia para o enriquecimento da história da região e do país.

Quanto ao concurso, o soba Kapu disse esperar que a população da região e todos os amigos do Huambo votem, considerando que o ganho do concurso vai proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos, em particular da aldeia de kandjonde.


A aldeia de Kandjombe precisa de escolas, postos de saúde e da requalificação das vias de acesso para facilitar a vida dos que pretendam visitar e desfrutar das belezas da região e do Morro do Moco. 


Além de diversas espécies de árvores e animais, rochas e grutas na montanha, nascem no morro os rios Balombo, Chavassa e um outro com o próprio nome do morro.  Maria Rosária, mãe de seis filhos, moradora na aldeia Kandjonde, confirmou que, todos os finais de semana, turistas nacionais e de outras nacionalidades escalam o Morro do Moco, mas não sabia que o monte era o ponto mais alto de Angola.
 
A grande ansiedade de Maria Rosaria é ver um dia as estradas reparadas, escolas e posto de saúde construídos, para se beneficiar destes bens públicos até agora inexistentes na sua aldeia.


O historiador Festo Sapalo enaltece a iniciativa e apela a toda a população do Huambo a votar para que na lista das candidaturas ao concurso conste o Morro do Moco, no sentido de proporcionar o bem-estar das populações da área e da província. 


Entre as 27 candidatas inscritas ao concurso Sete Maravilhas Naturais do país estão outros lugares como as Fendas do Tundavala na Huíla, rio Kwanza (Bié), rio Zaire (Zaire), rio Cuito (Kuando Kubango), Pedras Negras de Pungo a Ndongo, as Quedas de Kalandula (Malange) e a Barra do Dande na província do Bengo.


Na lista constam também as Cachoeiras do Binga, na província do Kwanza-Sul, os parques nacionais da Quissama, em Luanda, da Cameia (Moxico), Serra da Leba e o Deserto do Namibe, além da Penísula do Mussulo e o Miradouro da Lua, em Luanda).


O evento, que vai decorrer até finais do ano em curso, é da iniciativa do ministério da Cultura. Para melhor promoção e divulgação das referidas áreas candidatas, a organização elegeu ainda padrinhos para as diversas províncias.


A cantora Jandira Sassingui, “Pérola”,  foi a figura eleita para madrinha da província do Huambo, para promover, divulgar e permitir melhor organização do concurso. 

in Jornal de Angola de 29.08.2013

Cidadãos estrangeiros no Huambo lutam para adquirir documentos de identificação nacional


Muitos cidadãos estrangeiros no Huambo lutam para adquirir um Bilhete de identidade e outros documentos de identificação nacional.

A informação foi avançada pelo delegado provincial da justiça, Ernesto Estevão Pedro, que sublinhou, que em fase desta situação, o seu sector reforçou os mecanismos para tratar documentos como a cédula pessoal, certidão de narrativa completa e outros que certificam a cidadania angolana.

Nós temos cidadãos estrangeiros com bilhete de identidade nacional, porque foi ao soba conseguiu uma declaração, vai a igreja consegue uma certidão, e como o bilhete de identidade se trata com a certidão da igreja católica antes de 1964, ele trata sem problemas”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 29.08.2013

Encunha vai ganhar hospital de referência ainda este ano


Um hospital de referência entra em funcionamento ainda este ano, na vila municipal da Encunha, província do Huambo, que será garantido por dez médicos e 80 enfermeiros.

A informação foi prestada pelo chefe da repartição local da Saúde, Benedito André Tchivando, tendo salientado que o hospital, cujas obras de construção arrancaram em Fevereiro, e terá capacidade para internar 150 pacientes.

O responsável disse ainda que, por falta de um hospital de referência, os munícipes com complicações de saúde são transferidos para unidades sanitárias na Caála e Huambo.


in Rádio N'Gola Yetu de 29.08.2013

Aterro sanitário do Huambo vai entrar na sua terceira fase


O projecto de construção do aterro sanitário do Huambo, entra dentro de poucos dias na sua terceira fase.

O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo da província do Huambo, Victor Chichingi, sublinha que, os trabalhos da segunda fase estão em conclusão.

De acordo com o responsável, o aterro sanitário do Huambo é o segundo maior ao nível do país, e afigura-se como uma das principais infra-estruturas para que a província possa ostentar à categoria da capital ecológica de Angola.

O aterro sanitário do Huambo é o segundo maior do país, e dentro de trinta dias vamos terminar a segunda fase”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 29.08.2013

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jovens do Huambo satisfeitos com o programa diálogo juvenil


Os jovens no Huambo, acreditam que o diálogo juvenil está proporcionar espaço para juventude apresentar os seus problemas e dar sugestões para uma Angola melhor.

Os mesmos falavam à margem do encontro de auscultação juvenil, que visou fortalecer o diálogo com jovens e divulgar programas e políticas públicas do executivo, para juventude ao nível do país, realizado no Huambo este fim-de-semana.

Alguns jovens que participaram deste encontro, admitem que o diálogo juvenil está permitir aos jovens adquirirem informações que permitem situá-los, sobre os programas que visam melhorar as condições sociais e económicas da população.

Este encontro vai enriquecer mais o nosso currículo juvenil e inserir os mesmos na sociedade”, disse um dos participantes.


in Rádio N'Gola Yetu de 28.08.2013

Mais de 50 mil crianças foram assistidas pelo programa de saúde bucal

Cerca de cinquenta e três mil crianças na província do Huambo, foram orientadas e assistidas pelo programa de saúde bucal, no primeiro semestre do corrente ano, no quadro do projecto sorriso.

O programa é uma iniciativa do governo provincial em parceria com a empresa Amosmide.

O facto foi anunciado pela coordenadora do projecto Sorriso, Sara Leandro, que referiu que a implementação do projecto foi extensiva há setenta escolas primárias da província.
Sara Leandro disse ser importante que os pais instruam desde cedo os filhos, a preservarem a saúde bocal.

O nosso objectivo é ajudar promover a saúde bucal, por isso, estamos à fazer um trabalho árduo junto às escolas primárias públicas das comunidades aqui na província do Huambo”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 28.08.2013

Estrangeiros no Huambo lutam para adquirir documentos de identificação nacional


Muitos cidadãos estrangeiros no Huambo lutam para adquirir um Bilhete de identidade e outros documentos de identificação nacional.

A informação foi avançada pelo delegado provincial da justiça, Ernesto Estevão Pedro, que sublinhou, que em fase desta situação, o seu sector reforçou os mecanismos para tratar documentos como a cédula pessoal, certidão de narrativa completa e outros que certificam a cidadania angolana.

Nós temos cidadãos estrangeiros com bilhete de identidade nacional, porque foi ao soba conseguiu uma declaração, vai a igreja consegue uma certidão, e como o bilhete de identidade se trata com a certidão da igreja católica antes de 1964, ele trata sem problemas”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 28.08.2013

Artistas querem mais apoio ao artesanato


O artesão Miguel Gomes destacou ontem a importância de se dar mais apoio ao artesanato a nível nacional, tendo em conta a qualidade dos produtos colocados à disposição do público.

O artista lamentou as dificuldades para a obtenção de material do artesanato, devido à ausência de indústrias fabris, que impede o desenvolvimento da actividade. Muitas vezes, recordou, os criadores têm de recorrer ao mercado exterior para comprar material.

Benguela é a única província que abastece o mercado nacional em termos de cabedal, que é o produto básico para a ‘micro empresa’ do artesanato. Às vezes temos que ir aos países vizinhos, principalmente Namíbia e África do Sul”, informou.

O artesanato é o próprio trabalho manual, mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objectos pertencentes à chamada cultura popular”, acrescentou.

Temática diversa

A actividade artesanal no país é diversa, razão pela qual existe uma variedade de temas patentes nas peças que são vendidas diariamente no mercado do Benfica, no município de Belas, em Luanda. Peças sobre a mulher mumuíla, o batuque, a Palanca Negra Gigante, ou com paisagens de África, bem como o retrato de autoridades tradicionais angolanas fazem parte do imenso leque dos artesãos nacionais.

Estas temáticas estão gravadas em suportes artísticos como madeira, pedra, telas e demais materiais usados pelos artesãos para manter vivos os vestígios culturais nacionais. 


Fruto do valor que esta arte representa, já que reproduz e mantém viva a alma de qualquer sociedade, muitos são os angolanos que acorrem, com alguma frequência, ao mercado do Benfica para adquirir as peças. O mercado do Benfica existe desde os finais dos anos 80.

Maria Alegria, natural do Huambo, artista que vende no mercado, disse que é artesã há 16 anos e gosta desta profissão porque valoriza a arte angolana. “Temos que valorizar a cultura do país”, asseverou.

Para Domingos Mudundi, outro artista, que aprendeu a arte de pintar com areia com um amigo, hoje mostra-se satisfeito, porquanto sobrevive disso. Domingos Mudundi disse que hoje o artesanato é uma arte de destaque, não só para os estrangeiros, mas também para os angolanos.


in Jornal de Angola de 28.09.2013

Indústria militar


Escrevo para falar sobre um dos temas que é matéria de discussão e análise no país. Em minha opinião, as Forças Armadas Angolanas ganharam uma dimensão que implica a existência de uma indústria por trás para atingir determinados objectivos.

Em primeiro lugar, para que o seu processo de modernização não pare, em segundo porque o país precisa de poupar recursos e terceiro para dar trabalho a milhares de angolanos.

Muitos interpretam esta maneira de encarar a perspectiva de uma indústria militar como sinal de militarização do país. Não necessariamente, atendendo que uma indústria militar em Angola pode ser um complemento parta sectores civis, além do emprego e receitas para os cofres do Estado. 


Não se pode ver a instalação de indústria militar apenas sob a perspectiva de produção de armas. A criação de uma indústria militar em Angola deve ser uma medida estratégica para tornar o país, em alguns aspectos, auto-suficiente.

Joaquim de Almeida | Huambo

Ensino militar melhora acção da tropa

general Geraldo Sachipengo Nunda, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas

O crescimento gradual que o ensino militar regista em Angola, por meio de acções formativas nas diversas áreas de especialidades castrenses, constitui um instrumento de valor científico que ano após ano melhora a eficiência, para s atingir a excelência no período desejável, no sector militar.

A afirmação é do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo Nunda, que discursou no encerramento do terceiro curso de oficiais milicianos, que se realizou em paralelo com o de actualização de oficiais de logística e o de formação complementar de oficiais das Forças Armadas da Guiné Conacry, na academia do Exército.

O general Sachipengo Nunda afirmou que um dos principais objectivos dos cursos é disponibilizar às Forças Armadas Angolanas e aos parceiros, quadros qualificados, dotados de conhecimentos essenciais da ciência e arte militar, que sejam exímios utilizadores dos meios técnicos e do armamento e possuam capacidades de liderança e chefia.


Dirigindo-se, em especial, aos finalistas dos três cursos, o chefe do Estado-Maior General das FAA disse: “a partir de hoje, o vosso desempenho vai ser acompanhado de medidas de avaliação, num processo contínuo de preparação e de educação patriótica, através dos cursos de capacitação e no cumprimento quotidiano das ordens, das normas e dos regulamentos militares”. Antes de desejar bom regresso aos oficiais guineenses, o general Geraldo Sachipengo Nunda aconselhou os militares, independentemente do posto ou grau de responsabilidade, a agirem de acordo com a lei e “não excederem as fronteiras definidas no exercício das suas funções. O vosso compromisso é, acima de tudo, servir a pátria”.

Força Aérea

A sétima reunião metodológica dos especialistas de finanças da Força Aérea Nacional, recomendou a aplicação da legislação e instruções baixadas através de decretos presidenciais sobre matéria de gestão financeira e patrimonial do Estado.

O encontro, que decorreu no regimento de caça-bombardeiros da Catumbela, em Benguela, recomendou também a “adopção escrupulosa” das conclusões saídas da segunda reunião metodológica dos órgãos de administração e finanças das FAA, realizada na província do Huambo, de 18 a 19 de Junho deste ano.

Provenientes das regiões aéreas Norte, Sul e da direcção de logística, os participantes concluíram, igualmente, ser necessária mais a­tenção na formação e actualização dos especialistas de finanças deste ramo das FAA.

O empenho do sector na criação de condições sociais, de acomodação e de trabalho para o efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), em especial a Força Aérea Nacional, foi apontada também como tarefa a cumprir.


Ao presidir à cerimónia de encerramento, o segundo-comandante da FAN, tenente-general Cristóvão Miguel da Silva Júnior, enalteceu a entrega dos participantes às discussões dos temas agendados, vaticinando que isso possa permitir melhorias no desempenho do dia-a-dia. 


O encontro abordou, entre outras matérias, o Sistema integrado de gestão financeira do Estado (SIGFE) e o Orçamento das FAA – Planeamento, execução e controlo.

in Jornal de Angola de 28.08.2013

Acções no Huambo são bons exemplos


O secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Simão Helena, elogiou o desempenho do governo da província do Huambo na materialização das directrizes emanadas pelo Executivo
.
De acordo com Simão Helena, que durante uma semana percorreu os onze municípios da província para identificar o grau de execução das tarefas do governo no que respeita ao programa de combate à pobreza, reconheceu que “o Huambo é um exemplo a seguir”. 

O responsável considerou os sectores da educação, saúde e execução de obras das vias secundárias e terciárias como fundamentais para o desenvolvimento da região do Planalto Central. 


Vamos relatar ao Presidente da República que no Huambo o trabalho de execução do programa de combate à pobreza está a dar passos bastante seguros, sendo o sector da educação e da saúde exemplos firmes, com a construção de escolas e hospitais bem planificados, que vão seguramente trazer progresso à região. As obras de recuperação de pontes, pontecos e de vias secundárias e terciárias também estão no bom caminho e quando concluídas vão ajudar bastante na circulação da população”, disse. 

Simão Helena destacou ainda a obra dos 75 quilómetros de estrada entre as localidades da Catata e do Cusse, no município da Caála, que contempla a ponte sobre o rio Calai, na Estrada Nacional 354, uma obra importante na ligação entre o Huambo e a  Huíla.
Comissão técnica

Recentemente, a Comissão Intersectorial de Apoio à Política Social do Conselho de Ministros visitou empreendimentos sociais nos municípios do Bailundo e do Huambo, para avaliar o seu funcionamento.

Chefiada pela assessora para os Assuntos Sociais do Vice-Presidente da República, Ana Paula dos Santos Correia Victor, a delegação iniciou a jornada no município do Bailundo, onde verificou o andamento das obras da nova centralidade, com três mil casas.


A delegação inspeccionou as condições de funcionamento dos Hospitais Municipais, da Missão Evangélica do Chilume, do Centro Materno Infantil do Centro Comunitário Educacional e as obras da escola com 26 salas. 


Na cidade do Huambo, a equipa, que integra os secretários de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, da Educação, Narciso Benedito, e do Ensino Superior, António André Miguel, visitou as futuras instalações da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Fiscalização de projectos

O director do Gabinete de Estudos e Projectos (GEP) do governo provincial do Huambo, Victor Chissingui, considerou que a visita do Grupo Técnico serve para acompanhar, identificar e fiscalizar os projectos locais, impulsionar o desenvolvimento social e económico da região. Ana Paula dos Santos Correia Victor disse à imprensa que a delegação faz parte do Grupo Técnico de apoio à política social e está na província para constatar os problemas que a população enfrenta. 

A agenda da  Comissão Intersectorial de Apoio à política Social do Conselho de Ministros incluiu visitas ao Centro Ortopédico, Museu Regional, escolas do ensino primário, Centro de Artes e Ofícios dos Antigos Combatentes e o Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem.

 
No Huambo, o governo provincial recuperou nos últimos anos várias infra-estruturas sociais que estão a ajudar a promover o progresso.


in Jornal de Angola de 28.08.2013

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MPLA promove seminário sobre cidadão, família e igreja


Um seminário sobre o cidadão, a família e a igreja vai ser realizado, no Huambo, pelo gabinete para a cidadania e sociedade civil do partido MPLA. 

Encontra-se nesta província, para o efeito, uma delegação chefiada pela directora do gabinete de cidadania do MPLA, Fátima Viegas, que esta manhã deslocou-se ao município da Caála, 23 quilómetros da cidade capital, para a distribuição de brochuras sobre os símbolos nacionais aos alunos de uma escola do ensino primário.

Os participantes ao seminário, de acordo com uma nota enviada hoje à Angop, vão debater a importância jurídica da lei contra a violência doméstica no resgate dos valores cívicos e morais, a repercussão da violência doméstica na sociedade angolana e o papel da igreja na moralização do cidadão e da família.

Farão parte do encontro líderes de denominações religiosas legalizadas pelo governo, membros de organizações da sociedade civil, incluindo de organizações não-governamentais.

in ANGOP de 27.08.2013

Educação e ensino transmitem novos conhecimentos ao homem


A educação e o ensino, enquanto pilares fundamentais para a formação do cidadão, transmitem ao homem novos conhecimentos científicos, tecnológicos e valores exigidos pela própria sociedade.

O apelo é do padre Daniel Nogueira Chimbulungunjo, quando discursava na abertura das VII jornadas agostinianas, a decorrerem até ao dia 31 do mês em curso, tendo realçado que a abertura de novos conhecimentos ao homem possibilita que se compreenda, através da sua forma de pensar e agir.

Considerou imprescindível a existência de uma interligação de transmissão motivadora e uma outra de recepção transformadora de conhecimentos, para que o estudante ao sair fora de si possa se expor aos outros, manifestando a sua riqueza interior, adquirida nos campos da educação e da intelectualidade.

Sublinhou ainda que o ensino e a aprendizagem devem ser, acima de tudo, um estado da livre discussão organizada, no sentido de que a legitimidade conjunta dê origem a legitimidade de exercício, fazendo com que todos os cidadãos sejam responsáveis na criação de identidades consentâneas.

Estas jornadas agostinianas, que visam celebrar o 28 de Agosto, data dedicado ao padroeiro da referida escola, Santo Agostinho, tem por objectivo colocar no fundo a dignidade do homem que constitui o suporte de toda a actividade que se realiza numa determinada sociedade e no mundo.

Ao longo do evento serão analisados temas como “a pessoa como dom e suporte dos valores na sua dimensão inter-sujectivo-comunitária”, “a escola como espaço de convivência pacífica numa sociedade democrática”, “educação como fonte da liberdade individual e colectiva”  e “o educador, promotor da maturação e da naturalidade humana do estudante”.

in ANGOP de 27.08.2013

Violência doméstica está a aumentar no município da Caála


Os casos de violência doméstica estão a aumentar no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, facto que está a obrigar a secção da família e promoção da mulher a intensificar as suas acções para banir este fenómeno. 

O facto foi dado a conhecer pela responsável municipal da família e da promoção da mulher, Ermelinda Nazaré Paula, tendo informado que durante os primeiros 22 dias deste mês foram registados 29 casos de violência doméstica, cifra muito acima da registada no mês anterior.

Explicou que estes casos caracterizaram-se por fuga à paternidade, ofensas morais, privações de bens, abandono de lares e agressões físicas.

A chefe da secção da família e da promoção da mulher neste município disse que, em virtude deste aumento de casos, começou a ser intensificado no mês passado o programa de luta contra a violência doméstica, para garantir a estabilidade social e a preservação constante da paz nos lares.

Ermelinda Paula fez saber que o processo de sensibilização está a consistir na realização de palestras sobre a lei contra a violência doméstica, direitos humanos e o aconselhamento das famílias que forem lesadas.

Estão envolvidos nesta actividade igrejas, autoridades tradicionais, o tribunal municipal, a Polícia Nacional e organizações da sociedade civil.

Referiu que de Janeiro a Julho deste ano foram registados 128 casos de violência doméstica, perfazendo uma média de 18,2 casos por mês.

in ANGOP de 27.08.2013

Militantes do PRS viajam para Lubango em formação


Quarenta militantes do secretariado executivo do Partido de Renovação Social (PRS) na província do Huambo viajaram para o Lubango, província da Huíla, onde vão participar no encontro metodológico de formação.

Ao anunciar o facto em conferência de imprensa, realizada na sede local do partido, o secretário do PRS, Adolosi Mango, disse que a formação, da qual participarão delegados das províncias da Huíla, Huambo, Bié, Benguela, Namibe, Cunene e Kuando-Kubango, insere-se na preparação desta agremiação política, antevendo a realização de eleições autárquicas em Angola.

Informou que durante cinco dias, os presentes ao encontro metodológico serão capacitados em matérias ligadas com ideologia política, regime político, federalismo, organização e funcionamento das estruturas do partido e sistema de governação.

Adolosi Mango deu a conhecer que entre os integrantes da delegação do Huambo constam dirigentes do secretariado provincial do PRS e das organizações de base que, depois de formados, transmitirão os conhecimentos adquiridos aos demais militantes.

in ANGOP de 27.08.2013

Esboço da história política de Angola apresentada em livro

General Egido Emidio dos Santos "Disciplina"

O livro intitulado “Esboço da história política de Angola: Como poderei silenciar-me”, da autoria do general das Forças Armadas Angolanas Egídio Sousa e Santos “Disciplina”, foi apresentado na cidade do Huambo.

O escritor  disse na ocasião, que o livro comporta 617 páginas e retrata a história de Angola, sobretudo antes da conquista da independência nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.

Informou que entre os principais assuntos abordados nesta obra constam os acontecimentos mais importantes que marcaram a vida do país no decurso da ocupação colonial portuguesa.

Entendi trazer ao público uma parte da história angolana, com destaque para as barbaridades e mortes que ocorreram no país, principalmente na província de Malanje no dia 4 de Janeiro de 1961 aquando da revolta deste povo contra a opressão colonial portuguesa”, sublinhou.

Nascido no município de Kalandula, província de Malanje, o general Egídio Sousa e Santos “Disciplina”, que exerce a função de Chefe do Estado-Maior adjunto para a Educação Patriótica, é doutorado, desde 2004, em história e civilizações, pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonen).

in ANGOP de 27.08.2013

Elevação da formação dos docentes é prioridade da escola de saúde


A elevação da formação pedagógica dos docentes é prioridade da Escola de Formação Técnica de Saúde, tendo em conta a necessidade de melhorar a qualidade do processo de ensino na instituição.

A informação foi dada a conhecer pelo director da escola, Castro Chiumbo, na abertura do seminário de refrescamento e capacitação docente metodológica, tendo realçado que a formação dos professores estende-se também na ampliação de habilidades educativas nas relações humanas.

Anunciou que serão realizados periodicamente seminários de formação sobre didáctica, pedagogia, carácter participativo e colectivo na busca da gestão da instituição e na garantia da qualidade de ensino com sustentabilidade, integração dos conteúdos programativos e pesquisa científica.

Queremos dotar os nossos professores de ferramentas necessárias para o melhor desenvolvimento das suas actividades no tocante ao seu papel no processo de ensino e na mobilização dos alunos”, referiu.

Para o responsável, é pertinente a realização de acções formativas, a julgar pelo elevado número de professores com dificuldades na transição dos seus conhecimentos aos alunos, de forma a se consolidar a identidade profissional e reforçar a necessidade de estudo e formação contínua nos docentes.

in ANGOP de 27.08.2013

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MPLA no município da Caála quer envolvimento da sociedade civil no combate ao crime



O MPLA no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, quer que a sociedade se envolva nas acções que visam combater a criminalidade, visando garantir a segurança e a tranquilidade pública nas comunidades. 

O desejo foi manifestado nesta localidade, pelo secretário do comité municipal do partido, Miguel Somakessenje, durante a 13ª sessão plenária ordinária, tendo salientado que o combate ao crime deve consistir na denúncia oportuna das pessoas prevaricadoras nas comunidades, para evitar que tais acções se alastrem.

Aconselhou também os outros partidos implantados neste município, bem como as autoridades tradicionais e igrejas, para a necessidade de realizarem actividades que desencorajem a prática da criminalidade.

Quanto aos militantes do comité local do MPLA, Miguel Somakessenje afirmou que os mesmos devem cooperar no alcance dos fins do partido, sobretudo na fortificação da sua estrutura política bem como aumentar os métodos  organizativos de forma a manter a revitalização partidária.

Durante a 13ª sessão ordinária foram analisados o movimento de revitalização do partido, balanço das actividades anteriores e o empenho dos militantes.

in ANGOP de 26.08.2013

Consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas na base das doenças hipertensas


O consumo excessivo de sal na alimentação e de bebidas alcoólicas foram apontados, no Huambo, pela coordenadora da sociedade angolana de doenças cardiovasculares, Yonas Assis, como as principais causas das doenças hipertensas. 

Falando durante a actividade de rastreio de tensão, glicemia e medição do perímetro abdominal, enquadrado nas II jornadas de cardiologia a realizarem-se nesta cidade, a especialista em cardiopneomologia apontou a faixa etária dos 30 aos 35 anos de idade como a mais afectada por hipertensão.

Ao caracterizar esta doença em Angola considerou ser uma das maiores causas de morbilidade e mortalidade, por causa do exagero dos cidadãos no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos salgados.

Referiu que a pressão arterial não se sente, mede-se, e apelou a população a manter um controlo regular da patologia, que se manifesta, na sua escala maior, provocando deficiência aos detentores ou até mesmos vítimas mortais.

Yona Assis assegurou que a hipertensão pode ser controlada, com a redução do consumo do sal e de bebidas, melhoria da dieta alimentar e a da prática constante de exercícios físicos.

in ANGOP de 26.08.2013

Aberto posto de testagem e controlo da tensão arterial e diabetes


Um posto de testagem gratuita de hipertensão e da glicemia foi aberto, na cidade do Huambo, no âmbito da realização das II jornadas de cardiologia, com vista a facilitar os cidadãos a efectuarem o controlo desta doença. 

Referiu que o posto de testagem permitirá alertar os frequentadores a controlarem de forma permanente os seus níveis funcionais, para evitar problemas cardiovasculares.

Queremos dar o nosso contributo na prevenção e tratamento dos doentes hipertensos e diabéticos nesta localidade, atendendo que a pressão arterial é uma doença silenciosa crónica e muito negligenciada”, referiu.

Aconselhou os cidadãos a fazerem o controlo periódico da tensão e evitarem o consumo de sal e o uso excessivo de bebidas alcoólicas por serem principais causadores da doença.

in ANGOP de 26.08.2013

Rádio Olímpica visa garantir direito à informação


Rádio Olímpica visa garantir direito à informação. Esta afirmação foi manifestada pelo director da emissora provincial da Rádio Nacional no Huambo, João Pedro, que falava à imprensa, momentos depois da abertura da emissora pelo coordenador dos jogos militares, general Adriano Makevela Mackenzie.

O responsável disse que a iniciativa está enquadrada nas orientações do Ministério da Comunicação Social e do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, no concernente à garantia da informação a todos os cidadãos.

Por isso é que instalamos um emissor na Região Militar Centro, com uma emissão de 24 horas ao dia, com a missão de informar a população com precisão sobre as nuances em torno dos jogos”, frisou.

A emissora com uma capacidade de irradiar 130 watt, isto na cidade do Huambo e arredores, funcionará 24 horas ao dia, na frequência de 98.0.

Estarão em disputa, na VII edição dos Jogos Desportivos Militares, 15 disciplinas desportivas, com realce para o Futebol, Taekwandó, Basquetebol, Andebol, Xadrez, Boxe, Triatlo, Ténis de mesa, Natação, Futsal, orientação militar e superação de obstáculos.

O evento, que inicia hoje (sábado) vai contar com a participação de 1.264 atletas de diversas disciplinas desportivas, em representação do Estado Maior General, Exército, Força Aérea e da Marinha Nacional.

Os Jogos Desportivos Militares realizam-se de dois em dois anos, desde 1995, tendo a primeira edição ocorrido na província da Huíla.

in ANGOP de 26.08.2013

Encontro provincial de auscultação aos jovens é o destaque da semana no Huambo

 Mpinda Simão, ministro da Educação 

Apesar dos vários acontecimentos noticiosos ocorridos ao longo da semana, a realização  do encontro provincial de auscultação da juventude, presidido pelo ministro da Educação, Mpinda Simão, constituiu o maior destaque nos últimos sete dias na província do Huambo

.O ministro reiterou, na ocasião, o compromisso do Governo no tocante à inclusão da juventude em vários sectores com vista a assegurar a harmonia, a paz e a estabilidade, tendo em conta o desenvolvimento sustentável do país.


Perante os jovens, em representação dos 11 municípios desta província, Mpinda Simão disse que o Governo tem consciência que as preocupações da juventude estão ligadas à falta de emprego, de escolas, entre outras, assegurando que as mesmas estão entre as prioridades nas políticas de desenvolvimento socio-económico do país.

Outro assunto que mereceu destaque na semana tem a ver com a realização da 8ª reunião extraordinária de balanço do I período do ano de instrução 2013/2014 das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Ao encerrar o evento, o chefe do Estado-Maior General adjunto das FAA para a educação patriótica, general Egídio de Sousa Santos, referiu que a actividade permitiu transmitir aos participantes uma visão clara e aproximada da realidade das tropas nas unidades militares.

A apresentação de 17 ex-militantes da Unita na província do Huambo que ingressaram, quinta-feira, ao MPLA, fruto das acções de mobilização que têm sido desenvolvidas por este partido visando o recrutamento de mais membros, também fez manchete nesta semana.

Não menos importante foi a visita de constatação que o secretário para os assuntos sociais do Presidente da República, Francisco Simão Helena, efectuou, tendo, no final da mesma, considerado positivo o grau de execução física das obras de impacto social em curso nesta região.

Admitiu que em termos de execução a província demonstra indicadores acima da média, em comparação a outras  regiões por ele visitadas.

A semana que hoje finda fica também marcada pela inauguração de uma ponte alternativa com capacidade para suportar 35 toneladas, na estrada nacional 354 que liga as províncias do Huambo e da Huíla.

A infra-estrutura metálica, erguida em dois meses, possui 36 metros de cumprimento e 4,20 de largura, tendo custado oito milhões de kwanzas.

Coube ao secretário para os assuntos sociais do Presidente da República, Francisco Simão Helena, o corte de fita da praxe. O mesmo sublinhou, na ocasião, tratar-se de uma infra-estrutura importante para as trocas comerciais e para o crescimento sustentável da região sul do país, com realce para as províncias do Huambo e da Huíla.

O lançamento da 1ª pedra para a reabilitação da ponte sobre o rio Congue, que liga a cidade do Huambo ao mercado informal da Quissala, um dos maiores a céu aberto no país, com quase 11 mil vendedores, também constituiu destaque a par da realização da 1ª reunião de balanço da comissão provincial de desarmamento.

Nesta reunião, o coordenador executivo da subcomissão técnica, subcomissário Manuel de Assis Neto, informou que de Janeiro até ao corrente mês foram recolhidas, na província, 14.752 armas de fogo que se encontravam em posse ilegal de cidadãos civis.

No mesmo período, a cidade do Huambo foi palco da reunião dos directores provinciais da Hotelaria e Turismo, incluindo os chefes de departamento e empresários nacionais que analisaram a preparação da bolsa internacional de Turismo Angola/Okavango, a ser realizada em Luanda (capital angolana) em Outubro.

in ANGOP de 26.08.2013

“Polaris Cup Angola” 2013 arranca no Huambo


As últimas quatro provas do calendário do Campeonato Angolano de Rali Raid, da classe E2, agendadas para o Huambo, Porto Amboim, Lubango e Sumbe, passam a designar-se troféu “Polaris Cup Angola 2013".


De acordo com um comunicado distribuído por Pedro Cristina, um dos responsáveis do campeonato, o troféu vai ser comandado pelo regulamento desportivo e técnico do CARR e o da Federação Angolana de Desportos Motorizados.

As provas são realizadas no âmbito das actividades de teor social e desportivo do patrocinador e são exclusivamente destinadas a veículos da marca Polaris, modelos RZR 1000, RZR 900XP, RZR 4 900XP e RZR 800/800S que obedeçam às especificações técnicas definidas para a classe E2 do Campeonato Angolano de Rali Raid, e estejam em conformidade com as especificações definidas pelo regulamento.


in Rádio 5 de 26.08.2013

Reforço no Huambo da segurança escolar

subinspector António Manuel Katuta, comandante da Brigada de Segurança Escolar do Huambo

A Brigada de Segurança Escolar (BSE) na província do Huambo desenvolve novos métodos estratégicos de actuação junto das escolas, com vista a aumentar o sentimento de segurança entre os alunos, professores e pessoal administrativo.

A informação foi avançada pelo comandante da Brigada de Segurança Escolar daquela província, subinspector António Manuel Katuta, para quem a estratégia passa pela proximidade com a comunidade escolar e pela formação de mais efectivos policiais para a segurança dos estabelecimentos escolares.

A estratégia, acrescentou, inclui também o envolvimento de parceiros como a direcção provincial da Educação e as instituições da administração da justiça de menores.  

 
Os municípios da Caála, Catchiungo e Bailundo são os que registam mais actos de delinquência em recintos escolares ou ao seu redor, pelo que, em seu entender, necessitam do reforço do policiamento. 

 
Os crimes mais frequentes são o furto de telemóveis, alguns por esticão, e ofensas corporais junto às escolas, disse o subinspector António Manuel Katuta, acrescentando que para a prevenção do crime, o patrulhamento auto e apeado foi intensificado nas vias que dão acesso às escolas, onde ficam à paisana agentes para a detenção em flagrante delito de autores de crimes. 


O comando provincial do Huambo da BSE está a trabalhar com vista à expansão das suas unidades por todos os municípios da província”, assegurou o subinspector António Manuel Katuta.

Alunos contactados pelo Jornal de Angola no Huambo solicitaram a expansão e o aumento de efectivos da BSE, para evitar que os meliantes cometam vandalismo nos recintos escolares e nas zonas adjacentes.


Abel Salakiako, um dos alunos, disse que nas escolas onde a permanência dos agentes da polícia é fixa, não se registam casos de vandalismo e os alunos têm um comportamento diferente porque se sentem desinibidos.

Quando os agentes da Brigada de Segurança Escolar realizam patrulhamento, a tranquilidade no seio dos alunos é maior e acontece também quando as instituições estão organizadas do ponto de vista técnico e humano, porque sentimos que frequentamos um local de paz e harmonia", desabafou Abel Salakiako.

 O aluno Neto Salvador lembrou que muitos casos de roubo de material escolar, actos de vandalismo e ameaças de alunos por parte de meliantes têm lugar fora das instituições de ensino. 

Jolcelina Kapetulepa, outra aluna, lamentou o facto de o número de agentes da polícia que garantem o patrulhamento nos arredores da escola onde estuda ser reduzido.


O que acontece é nem todas as escolas têm cobertura da polícia, o que facilita a prática de crimes”, disse Jolcelina Kapetulepa. 

César Kassoma, professor da escola comandante Bula, afirmou que as rondas efectuadas pela Brigada de Segurança Escolar resolveram o problema de assaltos nas escolas, onde as vítimas são os alunos e professores, principalmente no período nocturno.

A BSE do Huambo foi criada em 2004. A primeira brigada de segurança escolar foi criada em 2003 na província de Luanda, onde os níveis de criminalidade nas escolas e zonas adjacentes eram altos.


in Jornal de Angola de 26.08.2013

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Afluência de leitores na biblioteca do Seminário Baptista considerada razoável


Vinte e cinco leitores afluem diariamente, em média, na biblioteca do Seminário Teológico da Convenção Baptista de Angola, no Huambo, para realizarem habituais consultas bibliográficas sobre assuntos diversos acerca da religião e os avanços da ciência no mundo.

A informação foi prestada pelo auxiliar de catalogação da instituição, Benvindo dos Santos, que considera razoável a procura por parte dos leitores.

Disse que entre os frequentadores da instituição constam estudantes universitários que procuram na biblioteca livros que complementem os conhecimentos que adquirem nas faculdades e institutos superiores.
Benvindo Santos informou possuírem um acervo com cerca de 13 mil livros e 800 audiovisuais.

Afirmou que os livros que versam sobre Teologia, Pedagogia, Didáctica, Direito, Sociologia, Filosofia e as enciclopédias de línguas portuguesa e inglesa são, entre outros, os títulos mais solicitados.

Existem também na biblioteca do seminário da Convenção Baptista de Angola, segundo o seu auxiliar de catalogação, livros de ética social, família, línguas nacionais, dicionários de espanhol e grego, vocábulos bíblicos, física, química, biologia, psicologia, liderança, história universal e de Angola, literatura juvenil, informática, psicologia aplicada, arqueologia, entre outros sobre doutrinas religiosas.

in ANGOP de 23.08.2013