Blog que nos mostra o Huambo atual, sem medos, sem polémicas, mas real e com o Huambo no coração.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Mortes por malária reduziram consideravelmente nos primeiros dois meses do ano
Treze mortes por malária foram registadas em diversas unidades sanitárias da província do Huambo entre os meses de Janeiro a Fevereiro deste ano pelo departamento local de saúde pública, contra as 45 registadas em idêntico período do ano transacto.
Os dados foram revelados hoje, pelo chefe de departamento em exercício da saúde pública, Amândio Natito, que considerou satisfatório os resultados que estão a ser alcançados pelo programa de luta contra a malária na província.
Explicou que doze das 13 vítimas mortais causadas pela malária ocorreram no mês de Janeiro e apenas uma em Fevereiro, indicadores que demonstram a tendência de redução brusca de mortalidade por esta doença.
Informou que apesar do sucesso notório na diminuição de mortes ainda assim nos primeiros dois meses deste ano diagnosticaram-se mais casos de malária que em igual período do ano anterior.
Amândio Natito informou que entre Janeiro a Fevereiro do ano em curso a saúde pública teve o conhecimento de 22 mil e 153 infectadas por esta doença transmitida pela picada do mosquito do género anopheles, contra os 16 mil e 50 que ficaram doentes em período análogo de 2011.
Disse que o departamento de saúde pública e controlo de endemias da direcção provincial de saúde intensificou, desde finais de 2011, as acções de capacitação dos técnicos sobre o tratamento da malária, além de ter aumentado a sensibilização nas comunidades no concernente aos cuidados primários de prevenção desta doença.
Reconheceu que actualmente mais de metade da população desta província está informado sobre as formas básicas de combate da malária.
in ANGOP de 14.03.2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário