quarta-feira, 14 de março de 2012

Saúde pública realiza diagnóstico sobre doenças diarreicas agudas nos bairros



O departamento de saúde pública e controlo de endemias no Huambo está a desenvolver, desde o mês de Fevereiro, um diagnóstico nos bairros periféricos da cidade que apresentam maior risco de ocorrência de surtos de doenças diarreicas agudas.

Em declarações hoje, o responsável em exercício do referido departamento, Amândio Natito, informou que até ao momento as equipas da saúde pública já trabalharam nos bairros Chiva, São Pedro e Cacilhas, por serem os mais vulneráveis.

Disse que fruto do diagnóstico feito nestes bairros os técnicos da saúde pública concluíram que a principal causa de doenças diarreicas agudas é o débil saneamento básico e também a dificuldade que os moradores demonstram quanto ao grau de compreensão do conceito de saneamento básico no meio.

Amândio Natito informou que este mapeamento epidemiológico, que estender-se-á aos municípios do interior da província, vai permitir que as autoridades sanitárias locais tenham maior capacidade de resposta em caso de surgimento de um surto.


Em cada bairro onde passamos deixamos orientações aos moradores para que estes cumpram com as medidas básicas de combate às doenças diarreicas agudas. Em muitos bairros notou-se pessoas a defecarem ao ar livre por falta de latrinas e casas de banho, além de aglomeração de lixo junto das residências”, sublinhou.

Lembrou que nos primeiros dois meses do corrente ano foram diagnosticados 23 mil e 176 pessoas com doenças diarreicas agudas, cifra que resultou na morte de 10 doentes.

in ANGOP de 14.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário