quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alunos informados sobre história da cidade

Alunos da escola primária número 42, do bairro das Cacilhas, arredores da cidade do Huambo, visitaram o Museu Regional do Huambo, com propósito de se inteirarem do seu funcionamento e serem informados sobre a história da circuncisão.

Durante a visita, inserida nas actividades alusivas ao mês de Junho, dedicado internacionalmente as crianças, os mais de 50 alunos da 6ª classe receberam explicações detalhadas sobre a história da identidade cultural do povo desta região planáltica de Angola.

Na ocasião, o historiador Festo Sapalo frisou que a circuncisão é uma prática antiga em quase todos os países do mundo e quem não a faz está proibido de exercer qualquer função, sobretudo de soba.

"A circuncisão, que não é um simples corte do prepúcio masculino, constitui um alicerce de uma instituição que translada os jovens de uma vida de ignorância, de imaturidade e de imundície para o mundo dos segredos clânicos, de virilidade e de verdadeiro homem", disse.

O Museu do Huambo, segundo Festo Sapalo, conserva 900 peças diversas que retratam o povo ovimbundo, desde o modo de vida, lutas travadas contra opressão colonial, além de artefactos arqueológicos, fotográficos e zoomórficos.

Para tal, o historiador incentivou os alunos no sentido de conhecerem a verdadeira identidade cultural do povo da região do Huambo, com realce para o processo da fundição do ferro, tratamento terapêutico, circuncisão, importância do ocingaji (homem mascarado), com o objectivo de estarem cada vez mais dotados de conhecimentos fiéis das tradições locais.    

Sublinhou que os alunos ao conhecerem a verdadeira história da identidade cultural da região do Huambo estarão a contribuir de forma directa para a conservação da língua nacional umbundu e dos hábitos e costumes.

Por sua vez, a subdirectora pedagógica da escola primária número 42, Dina Nomelie Daniel, manifestou-se bastante satisfeita pelas explicações recebidas, assegurando que o funcionamento do museu constitui um factor importante para resgatar a verdadeira identidade do povo da região do Huambo.

Na região do Huambo (planalto central de Angola) existem cinco reinos, nomeadamente o reino do Huambo, Chiaka, Sambo, Bailundo e do Chingolo.
in ANGOP de 27.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário