sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crianças pedem mais valorização dos 11 compromissos


A valorização por parte da sociedade angolana dos 11 compromissos de protecção aos direitos da criança foi defendida hoje, na cidade do Huambo, durante o acto provincial do Dia Internacional da Criança (1 de Junho).

Na sua mensagem alusiva à data, as crianças exigiram que os pais e encarregados de educação renovem seus compromisso em prestar-lhes maior atenção e carinho, para que no futuro tenham boas recordações.


"As crianças angolanas contam, actualmente, com diversas infra-estruturas escolares, unidades hospitalares, centros infantis e melhor atendimento médico e medicamentoso, pelo que exige-se maior reflexão em torno da valorização e promoção dos 11 compromissos de protecção aos seus direitos", lê-se na mensagem.

Os 11 compromissos da criança foram assumidos em 2007, pelo Executivo Angolano, durante o III Fórum Nacional Sobre a Criança.

Tais compromissos relacionam-se à esperança de vida, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, educação na primeira infância, educação primária, justiça juvenil, prevenção e redução do impacto do VIH/Sida nas famílias e na criança, prevenção e mitigação da violência contra a criança, competências familiares, crianças e comunicação social e a criança no orçamento geral do Estado.

in ANGOP de 01.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário