sexta-feira, 8 de junho de 2012

Programa anti-larval permite redução de casos de malária na Caála



O programa de combate anti-larval implementado desde 2008 até Março deste ano no município da Caála, província do Huambo, permitiu reduzir consideravelmente os casos de malária, informou o chefe de repartição de saúde, Albino Ndumbi Ernesto.

De Janeiro a Março deste ano, foram registados nas unidades sanitárias do município da Caála, situado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, apenas 181 casos de malária contra quatro mil e 398 casos diagnosticados em 2011.

De acordo com o chefe de Repartição da Saúde do Município da Caála, Albino Ndumbi Ernesto, no primeiro trimestre as unidades não registaram mortes por malária, enquanto em 2011 apenas houve uma morte em consequência desta doença.

A execução deste programa de combate da malária desenvolvida em parceria com a cooperação cubana impediu a proliferação dos mosquitos causadores da malária em escala maior, através da eliminação de charcos e focos de águas paradas.

Actualmente, os agentes sanitários no município da Caála estão preocupados com as doenças respiratórias, diarreicas e mal nutrição, que se registam com frequência e a maior causa da mortalidade infantil.

in ANGOP de 08.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário