Blog que nos mostra o Huambo atual, sem medos, sem polémicas, mas real e com o Huambo no coração.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Campanha de educação cívica eleitoral vai abranger mais 747 mil eleitores no Huambo
Setecentos e quarenta e sete mil e 253 potenciais eleitores da província do Huambo, apurados durante o último processo de actualização geral do registo eleitoral, serão sensibilizados durante a campanha de educação cívica eleitoral, por forma a participarem de forma massiva no escrutínio de 31 de Agosto deste ano.
O facto foi avançado pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo, Adriano Jacinto Calembe, durante o acto que marcou o lançamento oficial da campanha de educação cívica eleitoral, que vai decorrer sob o lema “Vota! Pela paz e pela democracia”, a ter lugar nos 11 municípios desta região.
Na sua intervenção, o presidente da CEP apelou a todos os cidadãos registados a conservarem os seus cartões de eleitor, para exercerem o seu direito de voto para a escolha dos seus representantes.
Referiu que “o exercício do direito de voto constitui, igualmente, um acto de cidadania para consolidação do processo democrático em Angola”.
Adriano Jacinto Calembe realçou que os partidos políticos e coligações, os candidatos, militantes e simpatizantes, membros da administração eleitoral, das assembleias de voto, as forças da ordem pública, observadores eleitorais, órgãos da comunicação social, são chamados a contribuir para o bom ambiente conducente às eleições livres, justas, transparentes, pacíficas e verdadeiramente democráticas.
“Os agentes de educação cívica são por excelência os interlocutores pessoais da comunicação, esclarecimento e sensibilização, sendo os canais directos de multiplicação dos princípios de legalidade, tranquilidade, imparcialidade, isenção, respeito pela diferença, civismo e responsabilidade”, destacou.
O presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo referiu que o processo visa incentivar a população a participar massivamente nas eleições de Agosto próximo, para conhecer a importância da sua participação, seus direitos e deveres, bem como manter todos os eleitores sobre a data, os seus locais e a hora da votação.
A campanha de educação cívica eleitoral ora lançado na província do Huambo vai obedecer três fases integradas a primeira, vai debruçar-se sobre democracia, cidadania, seu conceito, de eleições gerais, nos termos da lei e a segunda a divulgação e consulta dos cadernos eleitorais e a localização das assembleias de voto e a terceira como votar.
in ANGOP de 15.06.2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário