terça-feira, 12 de junho de 2012

Agência japonesa implementa projecto de cultivo de arroz no Bié e Huambo



A agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) vai nos próximos cinco anos implementar um projecto de desenvolvimento e cultivo de arroz nas províncias do Bié e Huambo, visando aumentar a produção deste produto nestas circunscrições.

Segundo um comunicado de imprensa do
JICAo projecto tem por objectivo contribuir no aumento da segurança alimentar, nas receitas das comunidades rurais, com base o cultivo do arroz.

De acordo com o documento, a medida visa corresponder com os propósitos daquela organização, através da realização de trabalhos de capacitação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDAs), no Bié, sobre a “revitalização do cultivo de arroz”, visando obter resultados satisfatórios.

A implementação do referido projecto, segundo a nota, conta com a parceria da direcção local da agricultura e desenvolvimento rural, Federação das Associações e Cooperativas Agropecuária (Unaca) e outros organismos ligados aos projectos da agricultura.

A formação, acrescenta a nota, vai cingir-se mais no cultivo do arroz, por parte dos camponeses associados, preservação dos solos e outras técnicas benéficas aos agricultores.

A agência internacional de cooperação do Japão (JICA), reafirma o documento, perspectiva ainda para este mês (Junho) expandir actividades de formação no seio dos camponeses, mormente em localidades onde já se produz ou produziu arroz no passado.

in ANGOP de 12.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário